LDU superou o Fortaleza na final da competição neste sábado, nos pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo normal
Ao superar o Fortaleza nos pênaltis neste sábado (28), a LDU se sagrou a grande campeã da Copa Sul-Americana de 2023, título que garante a participação direta na Libertadores de 2024, sem precisar estar entre os melhores no Campeonato Equatoriano. O que o torcedor pode pensar é que a conquista também garante vaga no novo Mundial de Clubes de 2025, mas isso não é verdade.
O então técnico do Corinthians Vanderlei Luxemburgo, enquanto a equipe ainda estava viva, disse que o título da Copa Sul-Americana daria uma vaga ao campeonato mundial, mas isso não é verdade. O campeão da Copa Sul-Americana não garante vaga no Mundial de Clubes de 2025. Porém, além da vaga à Liberta, o título coloca o FORTALEZA frente a frente com o futuro campeão da Europa League, no jogo conhecido como Desafio de Clubes.
Ao novo Mundial de Clubes confirmado pela Fifa, o qual terá 32 equipes na disputa, estarão classificados 12 equipes da Uefa, seis da Conmebol, quatro da AFC, quatro da Concacaf, um da OFC e um do país-sede. Os Estados Unidos devem sediar a primeira edição de 2025. Apenas as principais competições dos continentes dão vaga direta, no caso da América do Sul, a Libertadores.
Às confederações que sobram vagas, será atribuído um ranking baseado no desempenho das equipes nas principais competições, e os melhores clubes desses ranking também estarão classificados. Nem mesmo subir nessa futura lista da Fifa é uma das consequências do título da Sul-Americana.
Para a temporada de 2023, o Mundial de Clubes está confirmado da maneira tradicional. Ou Fluminense ou Boca Juniors será o representante da Conmebol na disputa, que também tem Manchester City, Urawa Red Diamonds, Al Ahly, León, Auckland City e Al Ittihad.
SBT Sports