Placar zerado é favorável ao Verdão, que venceu a ida em Belo Horizonte; equipe de Abel Ferreira pega Deportivo Pereira na próxima fase
Palmeiras e Atlético-MG empataram em 0 a 0 na noite desta quarta-feira (9), no Allianz Parque, pela partida de volta das oitavas de final da Libertadores, e o Verdão se classificou para as quartas de final por conta de vitória em Belo Horizonte.
Agora, o Alviverde encara o Deportivo Pereira na próxima fase da competição continental. Apesar de vice-lanterna do Campeonato Colombiano, o time eliminou o Independiente del Valle, atual campeão da Copa Sul-Americana, da Recopa Sul-Americana e líder do então grupo do Corinthians.
Este foi o terceiro ano consecutivo que o Palmeiras eliminou o Atlético-MG pela Libertadores. Porém, tanto em 2021 quanto em 2022 as equipes empataram os dois jogos, e o Verdão levou a melhor no critério do gol fora e nos pênaltis, respectivamente.
O jogo
O Palmeiras dominou as ações do primeiro tempo, enquanto o Galo tentou sair em raros contra-ataques. Quase sempre pelos lados, o Verdão rondou o gol do adversário por toda etapa. Aos 16 minutos, Gustavo Gómez teve cabeçada defendida por Éverson, e Artur, no rebote, finalizou rente à trave.
Aos 35, novamente Artur teve uma ótima bola para abrir o placar. Depois de receber passe açucarado de Rony, o canhoto cortou para a perna boa, mas chutou em cima do goleiro. Com a vantagem de um gol, o Palmeiras controlou bem Hulk e Paulinho, os dois mais perigosos do ataque Alvinegro.
Precisando vencer, Felipão trocou Pavón e Hyoran por Igor Gomes e Patrick, mas o ritmo inicial da segunda etapa manteve-se o mesmo da primeira. Aos 24 minutos, o time do Atlético-MG reclamou muito de um lance em que a bola, cortada de cabeça por Mayke, bateu no braço de Gabriel Menino. O árbitro não assinalou falta em campo e o VAR não recomendou revisão.
A melhor chance do Galo, porém, foi na sequência, aos 30. Edenílson, que havia acabado de entrar, enfiou linda bola para Paulinho, por trás da zaga, cara a cara com Weverton. O camisa 10 driblou o goleiro, mas chutou para fora. O Verdão respondeu praticamente na mesma moeda e acertou o travessão numa falta perigosíssima de Piquerez, aos 33.
Correndo atrás do resultado, o Galo mandou a campo o atacante Pedrinho, ex-Corinthians. O Verdão respondeu povoando o meio-campo, com Jhon Jhon, Richard Ríos e Fabinho.As mudanças do time da casa surtiram mais efeito, o Alvinegro não conseguiu o gol, e o Palmeiras está classificado às quartas de final da Libertadores.