As paratletas Rafaela Silva e Gabriela Garcia, que integram a equipe Minas Olímpica/Futel, conquistaram o direito de participar de qualquer evento internacional ao serem confirmadas nas classes 11 (cegueira total) e 13 (baixa visão), após avaliação médica no último fim de semana, na Colômbia. Com a classificação garantida, as duas atletas competiram no Open de Barranquilla e se destacaram nas provas de lançamento de dardo e arremesso de disco e peso.
Nos dois dias de competição, Rafaela Silva conquistou a medalha de bronze no lançamento de dardo com 16,58m, prata no arremesso de disco com 23,48m e 5º lugar no arremesso de peso com 6,03m. Já Gabriela Garcia ficou em 6º lugar no lançamento de dardo com 13,66m e obteve a 4ª colocação nas provas de arremesso de disco e peso, com 23,78m e 7,97m, respectivamente.
Com duas medalhas na bagagem, Rafaela Silva comemorou os resultados obtidos. “Estou feliz com as duas medalhas, mas muito mais contente pela confirmação na classe 11. Meu objetivo agora é buscar índices para o Campeonato Mundial, o Parapan e os Jogos Paralímpicos”, destacou.
O professor da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) e técnico da equipe, Leandro Garcia, disse que a confirmação das duas atletas nas classes 11 e 13 internacional fará com que elas evoluam ainda mais na modalidade. “Com este novo status, elas podem participarde qualquer competição internacional, com suas marcas integrando o ranking mundial. Em Barranquilla, os resultados foram muito bons e aconteceram dentro do que havia sido planejado”, destaca Leandro Garcia.
As duas atletas e os demais integrantes da equipe Minas Olímpica/Futel descansam até o início de novembro, quando começa a preparação para a temporada 2019.
Prefeitura de Uberlândia