(Imagem: Divulgação)

O prefeito Odelmo Leão recebeu, nesta terça-feira (26), paratletas de associações parceiras da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) que recentemente se destacaram em competições nacionais e internacionais.

Da Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu/Futel), estiveram presentes Wellington Fernandes (ouro no heptatlon no Global Games), Letícia Martins (ouro nos 100 metros, nos 400 metros e no arremesso de dardo nos Jogos Escolares Paralímpicos, em São Paulo), Pedro Fernandes Martins (ouro no arremesso de dardo e no arremesso de disco nos Jogos Escolares Paralímpicos, em São Paulo), Cristiano Pereira (prata na prova individual e na prova por equipe no Campeonato Brasileiro de Bocha) e Pedro Henrique Pereira (bronze por equipe no Campeonato Brasileiro de Bocha.

Também foram convidados o paratleta da Aparu/Futel Rodrigo Parreira (prata no salto em distância no Mundial de Atletismo em Dubai), o paratleta do Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU/Futel) Mateus Carvalho (prata na prova individual no Campeonato Brasileiro de Bocha) e o calheiro Oscar Carvalho.

“Receber os paratletas é, para mim, motivo de muita alegria, pois eles representam muito bem Uberlândia em competições nacionais e internacionais, trazendo sempre bastante orgulho para a nossa cidade. Eles são grandes exemplos de determinação e amor ao esporte e merecem todo o apoio e reconhecimento”, disse o prefeito Odelmo Leão.

Wellington Fernandes, ouro no heptatlon no Global Games, fala sobre a importância do encontro. “Fomos muito bem recebidos pelo prefeito Odelmo Leão e foi uma excelente oportunidade para agradecer a Prefeitura e a Futel pelo importante apoio dado a nós, paratletas de Uberlândia”, comenta.

Apoio da Prefeitura

A Aparu tem 126 paratletas, sendo 87 de atletismo, 17 de bocha, oito de parabadminton, seis de natação, seis de futebol de sete e dois de tênis de mesa. A Futel oferece a eles, além de repasse financeiro, a estrutura do CIE (quadra para futebol de sete, bocha e parabadminton; o mesanino para tênis de mesa e a pista para atletismo), a estrutura do UTC (piscina para natação), a estrutura do SESI Gravatás (pista para atletismo) e quatro treinadores.

O CDDU tem 49 paratletas, sendo 32 de halterofilismo,14 do atletismo, dois da bocha e um de natação. Eles recebem da Futel, além de repasse financeiro de R$ 75 mil, cessão de quatro treinadores e dos espaços do CIE (quadra para bocha e pista para atletismo), SESI (pista para atletismo) e UTC (academia para halterofilismo).

Na área da saúde, a Futel também oferece importantes serviços aos seus paratletas, como fisioterapia e auriculoterapia. Além disso, por meio de parcerias, oferece consultas em todas as especialidades médicas (parceria com a Unimed); exames e vacinação, especialmente em períodos que antecedem viagens (parceria com a Secretaria Municipal de Saúde) e serviços odontológicos, como limpeza e restauração (parceria com a UFU).

Prefeitura de Uberlândia