Por conta da interrupção de atividades presenciais em centros de treinamento, devido à pandemia do Covid-19, paratletas de atletismo da equipe da Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu)/Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), iniciaram, neste mês, treinamentos realizados em suas casas, sob supervisão online feita por Leandro Garcia, profissional de educação física da Futel. O treinador atende os paratletas individualmente e orienta na realização de exercícios.

Além disso, por ser coach, Leandro Garcia ministra um treinamento de inteligência emocional aos paratletas, que foram divididos em duas turmas – uma com 12 alunos, com aulas nas segundas-feiras, e outra com 14 alunos e aulas nas terças-feiras. “Elaborei esse treinamento com o intuito de melhorar o desempenho dos paratletas e oferecer maneiras de eles alcançarem o autoconhecimento, a auto-responsabilidade, o foco, a estratégia e a determinação”, explica o treinador.

“Esse conhecimento, somado aos exercícios realizados em suas casas, fará com que os paratletas retornem ainda mais determinados para os treinos após o fim da pandemia, o que certamente resultará em muitas conquistas para Uberlândia no paradesporto”, conclui.

Parceria entre Aparu e Futel

A Aparu tem 126 paratletas, sendo 87 de atletismo, 17 de bocha, oito de parabadminton, seis de natação, seis de futebol de sete e dois de tênis de mesa. A Futel oferece à entidade, além de repasse financeiro, a estrutura do CIE (quadra para futebol de sete, bocha e parabadminton; o mesanino para tênis de mesa e a pista para atletismo), a estrutura do UTC (piscina para natação), a estrutura do SESI Gravatás (pista para atletismo) e quatro treinadores.

Prefeitura de Uberlândia