O Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) repassou nesta segunda-feira, 23, para 30 agremiações esportivas cerca de R$ 84 milhões para custear o pagamento de 705 profissionais da área, entre técnicos, auxiliares, preparadores físicos e fisioterapeutas. Ao todo, 37 modalidades olímpicas e paralímpicas foram atendidas, o que beneficia cerca de 15 mil atletas.
No ciclo olímpico de 2016 e 2020, o CBC colocará à disposição mais de R$ 200 milhões para clubes de todo o País. O comitê consolidou ainda o trabalho desenvolvido desde 2014, quando passou a receber e descentralizar recursos de concursos de prognósticos (0,5%) previstos na Nova Lei Pelé para a formação de atletas olímpicos e paralímpicos em clubes de todo o Brasil.
Segundo o presidente do Comitê Brasileiro de Clubes, Jair Pereira, tudo isso se deve à parceria com o Ministério do Esporte. “Estamos na contramão da crise, pois esse edital proporcionou manutenção e criação de novos postos de trabalho, contemplando a contratação de equipes técnicas e multidisciplinares pelos clubes para o próximo ciclo olímpico e paralímpico, o que representa um grande passo rumo a Tóquio 2020. O investimento nos clubes é acertado, já que são celeiros de talentos e berço do esporte nacional. Nos Jogos Olímpicos do Rio, 84% dos atletas brasileiros vieram deles”, acentuou.
Para Arthur Nori, medalhista olímpico na ginástica artística e um dos embaixadores da CBC, esse apoio e parceria vai incentivar cada vez mais os atletas. “Vamos colher os frutos no futuro. Acredito que esse trabalho será feito de forma linda”, ressaltou.
Portal Brasil