Atual treinador do Tricolor, Rogério Ceni era goleiro titular quando equipe disputou sua única decisão, em 2000

O São Paulo precisa de uma espécie de milagre nesta quarta-feira (14) para alcançar a final da Copa do Brasil. Depois de perder a ida por 3 a 1 para o Flamengo, no Morumbi, o Tricolor tem de vencer o jogo de volta por dois gols de diferença em pleno Maracanã para levar a disputa para os pênaltis ou por três gols ou mais para garantir no tempo normal a classificação à final, algo que não acontece desde 2000.

Há 22 anos, a equipe do então goleiro Rogério Ceni não teve dificuldades para passar do Atlético-MG, com um 6 a 3 no agregado, na semifinal da competição e chegar à decisão diante do Cruzeiro. Após um empate em 0 a 0 em São Paulo, o Tricolor chegou a colocar uma mão na taça ao abrir o placar no Mineirão e, mesmo com o critério do gol fora a seu favor, tomou a virada e viu o time da casa vencer o torneio.

De lá pra cá, o São Paulo chegou em outras cinco semifinais, mas foi derrotado em quatro – ou seja, nunca mais voltou à final da Copa do Brasil. Em 2002, o Tricolor caiu para o posteriormente campeão Corinthians. Após dez anos sem aparições entre os quatro melhores, o São Paulo chegou à semi de 2012, mas foi eliminado pelo Coritiba, que perderia a final para o Palmeiras.

Já em 2015, o time de Alan Kardec, Pato e Ceni foi derrotado pelo Santos, que fez a final diante do campeão Palmeiras. A última aparição do Tricolor nas semis havia sido em 2020, quando perdeu para o Grêmio, que perderia para o Palmeiras na decisão. Entre as edições de 2004 a 2010, o São Paulo ficou de fora da Copa do Brasil, quando as equipes classificadas para a Libertadores não disputavam a copa nacional.

Agora, os comandados por Rogério Ceni têm a difícil missão de desbancar o Flamengo em pleno Maracanã, após perder a ida por dois gols de diferença. Caso consiga o milagre, o São Paulo derrubará o tabu de quatro eliminações seguidas na semifinal da Copa do Brasil e voltará a uma final depois de 22 anos, para tentar seu primeiro título.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *