O uberlandense Gabriel Henrique Alves Silva, de 22 anos, foi aprovado recentemente em um teste do Circo de Soleil, no Rio de Janeiro. Nascido em Uberlândia, a carreira de atleta se iniciou como aluno de ginástica artística da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel).
Esta semana o ginasta veio até a fundação, onde treinou na escolinha entre 2008 e 2012, para bater um papo com os alunos. Ele disse que sempre teve o sonho de integrar a equipe do famoso circo canadense.
Gabriel Henrique conta que foi na Futel que ele aprendeu fundamentos importantes que contribuíram muito para sua especialização na modalidade parada de mão. Ele falou sobre a trajetória, além de fazer apresentações.
“Desde a infância, por volta dos dez anos, meu sonho era chegar ao Circo de Soleil, mas eu não sabia como e nem tinha apoio dentro de casa para realização deste sonho, já que meu pai queria que eu me dedicasse exclusivamente aos estudos”, disse o ginasta, que chegou a escolinha da Futel depois de ver uma reportagem na televisão.
“Procurei a escolinha, porque sabia que aqui eu aprenderia muita coisa que seria útil para a realização do meu sonho. Tudo começou aqui e já no fim de 2012, comecei a me apresentar em alguns circos menores pelo Brasil. O início foi difícil, mas persisti até chegar em circos maiores e fazer turnês internacionais”, completou.
Sobre o circo canadense, Gabriel Henrique disse que mandou vídeos de suas performances e assim foi chamado para fazer o teste presencial. “Graças a Deus fui aprovado nesta seletiva e agora vou ficar aguardando ser chamado. Ainda sou muito jovem, vou continuar trabalhando em outros circos, inclusive vou para uma turnê na Itália, manter o trabalho forte e esperar ser chamado para finalmente realizar o sonho de integrar a equipe do Circo de Soleil”, contou.
Artista circense
O professor da ginástica artística da Futel, Mário Sérgio Arantes, conta que Gabriel Henrique foi sincero quando chegou à escolinha. “Ele já era um adolescente e disse que queria aprender técnicas de ginástica, mas para ser um artista circense. Ele sempre foi muito disciplinado, dedicado e correu atrás do que queria, portanto é merecedor de todo o sucesso que vem colhendo”, relatou.
Aluno da escolinha da Futel, Guilherme Henrique, de 10 anos, disse que a trajetória de Gabriel Henrique serve de motivação para quem está começando. “Ele é um exemplo, que deve ser espelhado por cada um de nós. É muito legal ver um jovem que passou aqui pela escolinha fazer sucesso em outros lugares e ainda ser aprovado para o Circo de Soleil”, disse.
Prefeitura de Uberlândia