O Uberlândia Esporte Clube (UEC) está classificado para a 4ª fase do Campeonato Brasileiro Série D. Após perder no tempo regulamentar, por dois a um, para o Joinville, em Santa Catarina, o Verdão superou o rival, por três a um, nos pênaltis. Agora, terá pela frente, a Associação Atlética Aparecidense (AAA), de Goiás, no confronto que vale o acesso para o Brasileirão Série C, de 2022.
O time comandado pelo técnico Chiquinho Lima está há dois jogos do tão sonhado acesso para a Série C, quando passa a figurar entre as 60 melhores equipes do futebol brasileiro.
Confira os jogos da quase quartas de final:
Ferroviária (SP) x Atlético (CE)
Campinense (PB) x América (RN)
ABC (RN) x Caxias (RS)
Uberlândia (MG) x Aparecidense (GO)
Detalhes do confronto entre Uberlândia x Aparecidense
O primeiro jogo será realizado em Uberlândia. A decisão será em Aparecida de Goiânia.
Campanha do Uberlândia Esporte Clube
18 jogos
8 vitórias
6 empates
4 derrotas
28 gols marcados
18 gols contra
8 gols de saldo
Pontos disputados: 54
Pontos conquistados: 30
Aproveitamento: 55,5%
Fase de Grupos
O Verdão é oriundo do Grupo A6, e teve como adversários, a Ferroviária (SP); Rio Branco (VN); Rio Branco (ES); Caldense (MG), Patrocinense (MG); Boa Esporte (MG) e Águia Negra (MS). Avançou para a segunda fase em terceiro lugar, com 23 pontos.
Segunda fase
Eliminou o Nova Mutum (MT) empatando por um a um, no Parque do Sabiá, e com vitória por dois a zero, na casa do adversário.
Oitavas de final
Superou o Joinville, ao vencer em casa por um a zero. Em Santa Catarina, perdeu dois a um, mas venceu nos pênaltis por três a um.
Campanha da Associação Atlética Aparecidense
18 jogos
10 vitórias
5 empates
3 derrotas
23 gols marcados
10 gols contra
13 gols de saldo
Pontos disputados: 54
Pontos conquistados: 35
Aproveitamento: 64,8%
Fase de grupos
A Aparecidense jogou a primeira fase no Grupo A 5, e teve como rivais, o Nova Mutum (MT); União Rondonópolis (MT); Brasiliense (DF); Goianésia (GO), Porto Velho (RO); Gama (DF) e Jaraguá (GO). Se classificou para a segunda fase em primeiro lugar com 28 pontos.
Segunda fase
Eliminou a Caldense. No primeiro jogo em Poços de Caldas, foi derrotada por um a zero, mas superou o time mineiro, na partida de volta, por três a um.
Oitavas de final
Duelos equilibrados contra o Cianorte. No Paraná empatou por zero a zero, e na região metropolitana de Goiânia venceu por um a zero.
Classificação dramática
O Uberlândia Esporte Clube (UEC) garantiu classificação para a 4ª fase do Campeonato Brasileiro Série D, em cobranças de pênaltis. No tempo normal, o Verde foi derrotado por dois um. No placar agregado, houve empate por dois a dois, já que na primeira partida, no Parque do Sabiá, o Furacão Verde venceu por um a zero.
No jogo de Santa Catarina, logo a 1 minuto, o Joinville abriu o marcador através de Tadeu, que bateu de primeira, após rebote do goleiro Rafael Roballo. Aos 20 minutos, também do primeiro tempo, o JEC fez o segundo, com Naldo, de cabeça. A reação do Alviverde aconteceu aos 32 minutos, em um golaço do lateral direito Kellyton. O conjunto da obra foi, até sair o gol, foi sensacional.
No segundo tempo, muita disposição das duas equipes. O Joinville buscava o terceiro gol, que lhe daria a classificação, mas o UEC não se intimidou e sempre rondava a área do goleiro adversário em busca do empate.
O placar do primeiro tempo não foi alterado, e desta forma, a vaga foi decidida nos tiros livres diretos da marca do pênalti.
Ingro, Pedro Vitor e Daniel Ribeiro converteram para o Verdão. Felipe Pará desperdiçou a sua cobrança. Para o Joinville, apenas Isaque converteu. Rafael Roballo fez defesa fenomenal em uma cobrança, e outras duas chocaram no travessão.