Última rodada do Brasileirão acontece na noite desta quarta-feira (6), com definições cruciais em diversas frentes da competição

A última rodada do Campeonato Brasileiro 2023 está definida e traz consigo diversas disputas importantes em diferentes frentes da tabela. Nove das dez partidas serão disputadas simultaneamente, às 21h30 (horário de Brasília), com exceção do duelo entre Goiás e América-MG, já rebaixados, que começará às 19h.

Briga pelo título

O Palmeiras, após conquistar uma vitória crucial sobre o Fluminense, no último domingo (3), está a um passo do título do Brasileirão. Segundo as estimativas do departamento de Matemática da UFMG, o Alviverde possui 99,973% de chances de conquistar o campeonato.

O empate na partida contra o Cruzeiro será suficiente para garantir o título ao Palmeiras, independentemente de outros resultados. Mesmo em caso de derrota, a equipe mantém uma vantagem considerável no saldo de gols em relação aos concorrentes diretos, já que tem oito a mais que o Atlético-MG e 16 acima do Flamengo.

As chances do Galo são mínimas, com apenas 0,027% de probabilidade de título, segundo a UFMG. Enquanto isso, a universidade mineira não atribuiu qualquer possibilidade de conquista ao Rubro-Negro.

Vaga no G4

Apesar da disputa pelo título já parecer resolvida, e os classificados para a Libertadores de 2024 já confirmados matematicamente, a briga pelo G4, que assegura vaga direta na fase de grupos da competição continental, ainda está em aberto. No momento, apenas o Palmeiras está confirmado entre os quatro primeiros.

O Atlético e Flamengo, ambos com 66 pontos, e o Grêmio, com 65, chegam à última rodada entre os quatro primeiros, dependendo apenas de seus próprios resultados para garantir a vaga direta.

Já o Botafogo, que acumula 64 pontos, embora com um histórico recente de dez partidas sem vitória, ainda mantém esperanças. Para conquistar a vaga, o Glorioso precisa vencer o Internacional, em Porto Alegre, e torcer pelos tropeços de seus concorrentes.

Vaga na Sul-Americana

Na briga por uma vaga na Copa Sul-Americana, o Cruzeiro tem grande vantagem sobre o Santos, que ainda luta contra o rebaixamento. O empate contra o Palmeiras seria suficiente para garantir a classificação à Raposa.

Briga contra o Z4

A definição de quem será rebaixado se concentra em Bahia, Vasco e Santos. O Bahia, encara o Atlético e lidera as estatísticas de possibilidade de queda com 68,9%, enquanto Vasco e Santos, com 24,9% e 6,2%, respectivamente, tentam escapar da Série B.

SBT Sports