Sebastian Vettel conquistou sua quinta vitória na temporada neste domingo, no Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, em Interlagos. O piloto alemão largou na segunda colocação, logo atrás de Valtteri Bottas, mas não tomou conhecimento do rival finlandês, ultrapassando-o na primeira curva da pista e figurando na ponta já na saída do “s” do Senna. Realizando uma corrida bastante consistente, o tetracampeão mundial fechou as portas ao piloto da Mercedes, que sonhava com um triunfo no circuito paulistano para acirrar a briga pelo vice-campeonato.
Esse foi o terceiro triunfo de Sebastian Vettel em Interlagos. Com isso, o piloto da Ferrari se tornou o maior vencedor do circuito paulistano entre os atuais pilotos do grid. Lewis Hamilton, que conta com a mesma quantidade de títulos mundiais do rival alemão, subiu ao lugar mais alto do pódio no Brasil apenas uma vez, no ano passado.
Apesar da vitória de Vettel, o grande destaque da corrida deste domingo foi Lewis Hamilton. Embora já tenha garantido o quarto título mundial no México, o britânico fez de tudo para garantir um bom resultado no Brasil e provou que tem DNA de campeão ao largar dos boxes, ultrapassar a maior parte do grid e, inclusive, chegar a assumir a primeira colocação. Depois, com a necessidade de fazer o pit stop, o piloto da Mercedes voltou ao traçado em quinto lugar, mas cruzou a linha de chegada em quarto.
Principal personagem deste fim de semana, Felipe Massa protagonizou um duelo bastante interessante com Fernando Alonso durante toda a corrida. Largando em nono, o brasileiro aproveitou a confusão da largada e chegou ao quinto lugar, superando o espanhol bicampeão do mundo. Por conta das retomadas de Hamilton e Ricciardo, que contam com um carro muito superior, o piloto da Williams terminou a prova na sétima posição, mas ainda assim se manteve à frente do rival da McLaren.
Companheiro de Hamilton na Mercedes, Bottas não conseguiu repetir o bom desempenho notório do britânico em Interlagos, mas ainda assim garantiu um lugar no pódio ao cruzar a linha de chegada na segunda colocação. Contando com um grande carro, o finlandês ficou à frente de seu compatriota Kimi Raikkonen, da Ferrari, que manteve a mesma posição em que iniciou a corrida.
Já na parte final da prova, Max Vertsappen, que largou na quarta colocação e até então vinha conseguindo se manter no posto, lutou bravamente para evitar que Hamilton o ultrapassasse. Tido como um dos pilotos mais promissores da Fórmula 1, o jovem holandês de apenas 20 anos segurou o rival da Mercedes o quanto pôde, mas não conteve o embalo do grande astro da categoria, terminando em quinto lugar.
Os pilotos voltam a entrar em ação entre os dias 24 e 26 de novembro, fim de semana do Grande Prêmio de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, país que recebe a última etapa do ano, que também é uma das mais modernas e luxuosas do calendário.
Superesportes