Cantora afirma sofrer há nove anos com a doença, que é a principal causa de infertilidade feminina
A cantora Anitta usou as redes sociais para relatar que foi diagnosticada com endometriose e que irá passar por cirurgia. A artista alertou outras mulheres sobre a doença ginecológica, que é a principal causa de infertilidade feminina.
Em um desabafo, nesta sexta (8.jul), Anitta relembrou uma entrevista em que comentou sentir muita dor 24 horas depois de manter relações sexuais. De acordo com a cantora, na época, jornais publicaram matérias aconselhando como não ter infecção urinaria, com dicas sobre como manter a higiene intima. No entanto, ela comenta que esse nunca foi o problema e que a dor que costumava sentir era incapacitante.
Provocada por células do endométrio — tecido que reveste o útero –, a endometriose é quando as células em vez de vez de serem expelidas durante a menstruação, se movimentam no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar. Os principais sintomas são cólica menstrual de alta intensidade — que podem ser incapacitantes –, dor na relação sexual e infertilidade.
O diagnóstico pode ser confirmado por exames laboratoriais e de imagem e biópsia.
De acordo com a Anitta, o seu diagnótisco demorou nove anos para acontecer, após diversas consultas médicas, com diferentes ginecologistas. A artista alertou as mulheres a não acharem normal conviver com a dor e procurarem ajuda.
“Procurem mais de um médico, mais de uma opinião. Se um não resolver… vai pra outro até resolver. Não é normal a gente viver com essa dor assim pra sempre. Tô eu aqui no aviao e nem consigo dormir pq fui comemorar com o boy as vitórias que a vida tá me dando esses dias e agora”, escreveu.
A cantora não deu mais detalhes ou a data de quando será a sua cirurgia.