Saiba quem foi o dramaturgo que fez história no Brasil, foi exilado na ditadura e se casou há poucos dias

Morreu em São Paulo, aos 86 anos, o diretor de teatro e dramaturgo José Celso Martinez. Ele estava interado na UTI do Hospital das Clínicas desde terça-feira (4), com queimaduras em 60% do corpo, após o apartamento onde morava pegar fogo.

Zé Celso havia oficializado o casamento com Marcelo Drummond, seu comanheiro há mais de 40 anos, no dia 6 de junho de 2023, com uma cerimônia no Teatro Oficina, foundado por ele na década de 1950.

O perfil do Teatro Oficina no Instagram se despediu do seu criador com uma bonita homenagem.

“Tudo é tempo e contra-tempo! E o tempo é eterno. Eu sou uma forma vitoriosa do tempo. Nossa fênix acaba de partir para a morada do sol”, diz o texto.
Quem foi José Celso Martinez?

Dramaturgo brasileiro, é um dos fundadores do Teatro Oficina, formado por estudantes de Direito do Largo São Francisco, em 1958. O espaço, localizado no tradicional bairro do Bixiga, é considerado um patrimônio histórico pelo Condephaat, o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico.

Entre as principais peças do Teatro Oficina destaca-se “Roda Viva”, com músicas de Chico Buarque. Durante a ditadura militar, Zé Celso foi exilado e passou alguns anos morando em Portugal, até retornar ao Brasil em 1979.

José Celso Martinez e Marcelo Drummond oficializaram a relação de mais de 40 anos, com o casamento no dia 6 de junho de 2023.