Data permite volta de eventos públicos e divulgação do monograma oficial de Charles III
A Família Real informou, nesta 3ª feira (27.set), que o período de luto pela morte da rainha Elizabeth II terminou. A monarca, que faleceu aos 96 anos, foi enterrada na última semana, após 11 dias de homenagens na Escócia e na Inglaterra. No total, 250 mil pessoas visitaram o caixão de Elizabeth enquanto estava disponível para o público, em Londres.
Agora, o rei Charles III deve estrear o monograma oficial, representado pelas iniciais C (Charles) e R (rex – rei em latim) e o desenho de uma coroa. O novo selo será utilizado pela primeira vez nas correspondências enviadas pelo Palácio de Buckingham e, posteriormente, implementado em fardas militares, caixas de correio, passaportes e outros documentos.
A mudança, no entanto, ainda não engloba as cédulas do Reino Unido. Segundo o Banco da Inglaterra, as novas notas com a imagem de Carlos III estarão em circulação apenas em meados de 2024, com um retrato que será revelado no fim deste ano. As cédulas com o retrato de Elizabeth, no entanto, continuarão válidas até serem danificadas.
Com o fim do luto, os integrantes da Família Real também poderão voltar a participar de eventos públicos e as bandeiras, içadas até o meio mastro, voltarão à altura normal.