João Marcelo Bôscoli deu uma entrevista em que afirmou que já utiliza inteligência artificial para restaurar o acervo da mãe
João Marcelo Bôscoli, filho da cantora Elis Regina, revelou que a tecnologia usada no comercial protagonizado pela cantora poderia ser utilizada para trazer uma versão digital de Elis de volta aos palcos. Em entrevista ao jornal O Globo, o produtor musical destacou que não vê problemas em usar inteligência artificial para “reviver” sua mãe e já utilizou ferramentas para restaurar suas músicas.
Ele reconhece as críticas recebidas pelo polêmico comercial de uma empresa automobilística que trouxe uma imagem de Elis através da técnica de deep fake, que substitui o rosto de uma pessoa por outro usando inteligência artificial avançada. Bôscoli compreende as críticas, especialmente em relação à escolha da música “Como Nossos Pais”, de Belchior, que aborda negativamente a repetição de erros do passado, não evocando um sentimento nostálgico.
Embora entenda as críticas, Bôscoli vê o potencial da tecnologia para preservar a memória e o legado de artistas. “A inteligência artificial é como um dia foi a televisão. Num primeiro momento, pode deixar a gente sem saber direito o que é, mas aos poucos vai entrando no nosso dia a dia, queiramos ou não. […] Tenho usado bastante a inteligência artificial na restauração do acervo de minha mãe, pegando fitas analógicas, e para isso esse recurso é extremamente útil. Não para substituir o trabalho humano, mas para fazer coisas que a gente não conseguiria fazer”, opinou.
Elis Regina, uma das maiores estrelas da música brasileira, faleceu em 1982, mas seu impacto e influência continuam vivos. Confira o comercial: