Político que votou contra honraria para Ludmilla teria chamado a artista de ‘macaca’ durante festa

Ludmilla irá receber a Medalha Tiradentes, honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, após votação dos deputados estaduais. A artista foi às redes sociais agradecer o apoio que tem recebido e para relatar um caso de racismo que sofreu por parte de um dos políticos que votaram contra a homenagem.

Sem fazer menção ao político, Ludmilla citou que “ele foi capaz de fazer um vídeo falando que ele vetou minha medalha não porque ele era racista, mas por causa da música ‘Verdinha'”. A cantora acrescentou que o voto contrário foi, sim, por racismo da parte do deputado estadual, a quem chamou de “racista barra pesada”.

A fala citada pela artista foi a mesma do deputado Thiago Gagliasso durante a votação. “Nada pessoal contra a Ludmilla. (…) Não tem nenhum racista aqui. Não tem nada racial, sim pela postura de saber cantar um hino nacional, saber que não pode vender ‘verdinha’. Depois a gente é taxado de racista, de homofóbico, de um monte de coisa.”

Após conquistar a honraria, Ludmilla revelou ter sido vítima de racismo por parte do político. “A gente estava na casa de uma das pessoas mais famosas desse país. Eu estava acompanhada de um cara que ele conhece. Ele chegou nesse cara, na minha frente, e falou: ‘Pô, tanta mina gata na festa e você com essa macaca?’, relembrou.

A cantora afirmou que o comentário do político causou uma discussão na festa e que várias pessoas afirmaram que ele “é assim mesmo” e “às vezes passa dos limites”. Ela definiu o ocorrido como “um dos piores [casos de] racismo” que já sofreu na vida e disse ter ficado “muito mal” com a situação.

Ludmilla relembrou que, em outra ocasião, o deputado tentou cumprimentá-la durante um evento. “Eu falei para todo mundo: ‘não deixa esse garoto chegar perto de mim’. Dito e feito. Ele insistiu, se enfiou no meio da roda para falar comigo e eu falei: ‘não fala nada comigo, porque você é racista. Eu tenho nojo de você. Se pudesse, dava na sua cara aqui'”. Depois disso, ele teria sido expulso da festa.

Questionada sobre o nome do político, Ludmilla deu “dicas” sobre o responsável. “Racista, comportamento provado; está na política, onde é inexpressivo; faz de um político seu Deus; mentiroso, seu discurso tem outra motivação; rejeitado pela família”.

Apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro, Thiago Gagliasso foi eleito como deputado estadual no Rio de Janeiro em 2022. O político é irmão de Bruno Gagliasso e, durante o período eleitoral, teve um rompimento com o ator e a cunhada, Giovanna Ewbank, por discordâncias políticas.

Itatiaia