Um dos eventos mais famosos e tradicionais da Exposição Agropecuária de Uberlândia, o Camaru, é o Torneio Leiteiro, que premia a vaca com maior produção de leite em relação a sua categoria. 32 animais participaram da disputa neste ano.
O Torneio Leiteiro é disputado por vacas que pertencem às raças Gir Leiteiro e Girolando. Na contagem final, vence o animal que bater o recorde de produção em valor percentual. E para isso, as grandes estrelas da competição recebem um tratamento especial e diferenciado para melhorar o rendimento do leite produzido.
Quem venceu o tradicional torneio em 2018 foi o produtor goiano Tadeu Chiari, em sua primeira participação na competição. Sua vaca, a ICH Providência Lupi, conseguiu uma produção média de 67,2 kg de leite por dia, superando em 7,9% o recorde anterior.
O produtor garante que o mais importante, além de ter recebido um troféu e um prêmio em dinheiro, é ter em mãos um animal campeão de produção.
“Em nosso primeiro torneio e já se consagrar, batendo o recorde do Camaru, mostra que além dos nossos animais terem uma qualidade fenotípica, também são grandes produtores de leite”, disse.
Informações: Carlos Vilela