A AACD participa em 20 de setembro de uma ação de conscientização para uso correto das vagas destinadas às pessoas com deficiência. A blitz educativa com entrega da “Multa Moral” foi batizada de “Eu respeito as vagas, e você?”, e acontece na Praça Tubal Vilela, em Uberlândia. A iniciativa é do Movimento Acesso Consciente, do qual a Instituição faz parte.
A campanha acontece na véspera do Dia da Luta da Pessoa com Deficiência. No centro da cidade serão colocadas cadeiras de rodas em vagas comuns para sensibilizar motoristas. A intenção é causar impacto e que os motoristas se coloquem no lugar do outro. Multas simbólicas com os dizeres “Sua pressa tirou o direito de uma pessoa com deficiência” serão espalhadas.
“A ideia é sensibilizar a sociedade e deixar a reflexão sobre o papel social de cada um. Apenas cinco minutos ocupando uma vaga de uma pessoa com deficiencia pode significar uma consulta médica perdida ou outra situação que poderia ser evitada se a pessoa respeitasse o uso correto do espaço”, explica Cinthia Borges de Sousa, gerente da AACD Uberlândia.
A vaga especial é um direito assegurado por Lei Federal que determina que 5% do total de vagas dos estacionamentos regulamentados sejam destinadas a idosos e 2% a pessoas de deficiência. No dia também haverá divulgação de como fazer o credenciamento junto ao órgão de trânsito, já que é preciso que o carro esteja sinalizado.