Um caso que mostra claramente que a solidariedade pode mudar a realidade de uma pessoa para muito melhor, e transformar o ruim em algo muito bom. Nós voltamos à emocionante história do aposentado José Eurípedes Santos, de 67 anos, conhecido como Zé do Brejo.

O que antes era um choro de dor, solidão, sofrimento, descaso, entre tantas outras coisas, agora dá espaço à gratidão, esperança e amor. O choro é de muita felicidade e o abraço é realmente muito sincero.

Em abril de 2017 a TV Vitoriosa encontrou Zé do Brejo vivendo em condições subumanas, sem qualquer condição de higiene, alimentação e, principalmente, cuidados com sua saúde, já que ele estava com os dois pés necrosados após um acidente doméstico. Uma parede de tijolos caiu sobre os pés dele, provocando fraturas, que foram mal cuidadas pelos médicos, provocando amputações de dedos e agora mais recentemente de uma das pernas logo abaixo do joelho.

Quando chegamos na casinha humilde, localizada ao lado de um brejo na Avenida Arábia, Bairro Chácaras Jockey Camping, nos deparamos com o idoso muito doente, com feridas abertas, infeccionadas e sangrando tanto que sujava todo o chão do imóvel. Ele também não tinha condição de comprar comida e os medicamentos necessários para se tratar.

Depois que a reportagem foi exibida, muitas pessoas se comoveram e resolveram ajudar. Um grupo de ação solidária de Uberlândia se uniu para levar José Eurípedes para um tratamento médico e ele ficou internado. Depois foi levado para um abrigo para fazer um tratamento com acompanhamento mais adequado. Enquanto isso essas pessoas fizeram um mutirão de limpeza na casa dele.

Agora cadeirante, ele precisava de uma uma casa mais acessível e que oferecesse mais conforto. Foram promovidas galinhadas em prol do caso. Muitas pessoas se solidarizaram e contribuíram. Aos poucos a vida do Zé foi mudando para melhor, mas muita coisa precisava ser feita para que a situação do idoso se transformasse de verdade. Eles conseguiram reformar a casinha, que ganhou piso de cerâmica sobre o chão batido e até uma varanda coberta.

Com a saúde restaurada ele consegue fazer as atividades domésticas com mais facilidade, como lavar roupas, cozinhar e fazer a limpeza da casa. Sem conter as lágrimas, seu Zé manda um recado para quem está sem esperança. “Tenha bastante fé em Deus. Tem muita gente boa nesse mundo. Inclusive vocês. Vocês fazem parte do meu time. Isso aqui tá bom demais da conta. Eu to muito feliz. Eu acho que essa felicidade que eu to hoje não tem dinheiro nenhum do mundo que pague”, disse.

 

Rodrigo Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *