Agosto se tornou, recentemente, o mês voltado para promover a amamentação de bebês, e a campanha ganhou o nome de Agosto Dourado. E como forma de aumentar a conscientização da população, um mamaço foi promovido na manhã do último sábado, no Parque do Sabiá.
O evento contou com a presença de diversas mães de Uberlândia, que amamentaram seus filhos no local e participaram de algumas brincadeiras. Neste ano, o Agosto Dourado tem como principal tema lembrar que a amamentação é a base da vida de uma pessoa.
“E esse ano o tema da semana da amamentação é a base da vida. Porque é assim que se inicia a vida. E a melhor forma de se iniciar a vida é através do aleitamento materno porque ele tem todos os nutrientes que o bebê precisa, não só em termos nutricionais, mas também em termos imunológicos também”, explicou Marília Santos, coordenadora do banco de leite de Uberlândia.
Naira Cristina, coordenadora do evento, lembrou que a campanha também teve outro grande intuito: reforçar o vínculo que é criado entre mãe e filho com o ato de amamentar.
“Felizmente a gente conseguiu mobilizar a população, os profissionais de saúde para essa causa que é tão nobre. E a gente sabe que a amamentação, uma das vantagens dela é fortalecer o vínculo da mãe com seu filho”, disse Naira Cristina, coordenadora do evento.
Uma das mães que participou do mamaço do último sábado foi Paula Gouveia, mãe do pequeno Miguel, de apenas seis meses. Ela garante que esse é um momento de aprendizado, trocas e formação ente mãe e filho e também reforçou a importância do ato.
“É um momento único de troca entre a mãe e o bebê. E que a mãe precisa estar bem, estar tranquila. Ela precisa de uma rede de apoio que a auxilie neste momento para que as coisas fluam de uma maneira mais tranquila”, disse.
Um novo mamaço está previsto para acontecer no próximo sábado, dia 11, às 16 horas, no Espaço Hábita, localizado na Avenida Uirapuru, 1113, Bairro Cidade Jardim.
Informações: Kátia Medeiros