(Imagem: Ascom/SRU)

A Exposição Agropecuária de Uberlândia – Camaru – já começou e segue com a programação até domingo, 8. Com shows, leilões, julgamentos, Mega Encontro do Senepol, torneio leiteiro, projeto Fazenda Escola e uma extensa lista de opções gastronômicas, o evento chega a marca da 56º edição e traz diversos benefícios para a cidade e o setor rural. De acordo com Gustavo Galassi, presidente do Sindicato Rural de Uberlândia, a expectativa é que a feira gire até R$ 60 milhões na economia local, além de ter empregado cerca de 400 pessoas diretamente.

Segundo Galassi, toda edição do Camaru é pensada um ano antes, com reuniões sobre a festa a cada um a dois meses. Apenas a escolha dos artistas que é feita no ano do evento para selecionar os que mais fazem sucesso na região. Sobre a escolha de apresentações fora do estilo sertanejo, Gustavo afirma que não há preconceito algum, eles sempre focam no que o público quer ver.

O 15º Leilão Cavalos do Brasil foi realizado no domingo, 1º. (Imagem: Ascom/SRU)

Até o momento, quatro leilões já foram realizados no Camaru 2019. Nesta quinta-feira, 5, será a vez do Leilão Reserva Central Senepol Para os Amigos, às 19h30. Entre a programação, a exposição também receberá o Leilão Nova Geração Gir Leiteiro e Girolando, às 20h, e 17º Leilão Nelore VC, às 13h, na sexta-feira, 6, e sábado, 7, respectivamente. Para quem gosta dos julgamentos, os animais da raça gir leiteiro serão julgados a partir desta quinta, 5, e a raça girolando a partir de sexta, 6.

Para os amantes do Torneio Leiteiro, que premia em R$ 5 mil o dono do animal que superar o recorde do Camaru em maior valor percentual, a edição desse ano começou na segunda-feira, 2, e terminou nesta quinta, 5. A grande campeã do torneio de 2019 foi a Novilha 3/4 da raça Girolando Peppa FIV Cristalina Final Cut Tannus da Girolando Tannus, que superou o recorde de sua categoria em 5,6%. A disputa recebeu a participação de representantes dos melhores plantéis de leite do Brasil.

A grande campeã do torneio de 2019 superou o recorde de sua categoria em 5,6% (Imagem: Ascom/SRU)
(Imagem: Ascom/SRU)

Além do parque, o que também tem atraído muitas famílias anualmente ao evento é a exposição de animais, que é um atrativo para o setor agropecuário e um momento especial para as crianças. Não é à toa que o Camaru já está na 18º edição do projeto Fazenda Escola Camaru, que atenderá até cinco mil alunos de escolas públicas e privadas nesse ano. De acordo com Galassi, essa é uma visita guiada com estudantes no objetivo de ensina-los sobre a cadeia produtiva dos alimentos, a importância do agronegócio para economia, além de incentivar hábitos saudáveis. Nesse passeio as crianças assistem a uma peça de teatro sobre o assunto e visitam uma fazenda modelo com mini animais, horta e estandes expositivos.

Shows

A primeira semana do evento contou com shows de Henrique & Juliano, Bruno & Marrone, Rick & Renner e Carvalho & Mariano. A exposição também contou com três dias de portões abertos, sendo no sábado, 31, com Diego & Victor Hugo, Dilsinho, Hugo & Guilherme, nesta quarta-feira, 4, com Edson & Hudson, e hoje, 5, com Zé Felipe. A segunda semana segue com Marília Mendonça, Maiara & Maraísa, Gustavo Mioto, Jerry Smith e Baby Shark (infantil) na programação.

Para Hugo, da dupla Hugo & Guilherme que tocou no sábado, 31, se apresentar no aniversário da cidade foi um grande diferencial. “A recepção do público não poderia ter sido melhor, a galera têm uma energia incrível. Tocar em Uberlândia sempre foi um desejo nosso e poder realizar na data do aniversário da cidade, foi ainda mais especial”, contou. Já para Henrique, do Henrique & Juliano, o melhor foi ver o público cantando do início ao fim do show, além de ter divido o palco com a dupla Bruno & Marrone, que é uma das grandes influências deles. “As festas de exposições agropecuárias são importantes não só pelo peso econômico que têm, mas também por manter essa cultura de trazer a música do campo, a música sertaneja para perto de tantas pessoas”, falou Henrique ao ser questionado sobre o Camaru.

Com um dia especial para receber apenas as artistas femininas, o Camaru receberá a Festa das Patroas com Marília Mendonça e Maiara & Maraísa na sexta-feira, 6. Em apoio ao empoderamento feminino, ambas atrações afirmaram orgulho ao ver a mudança na presença de mais mulheres na música com letras desenvolvidas para e por elas. “Essa questão de começar apenas compondo, foi importante para trazer a nossa visão feminina nesse mercado que era majoritariamente masculino. Hoje cantamos a nossa história e a nossa realidade”, conta Marília. Para Maiara, a mudança foi uma conquista, “é gratificante saber que conquistamos nosso lugar e hoje temos muitas vozes femininas arrasando por aí, e quanto mais vozes melhor”.

Na Festa das Patroas, Maiara & Maraísa seguirá parte do repertório da turnê Reflexo, nome dado em referência a serem gêmeas/reflexo uma da outra, e também cantarão uma música ao lado de Marília. Já a cantora que está no quinto mês de gestação, focará nas músicas do projeto “Todos os Cantos”, mas promete relembrar canções de trabalhos anteriores.