(Imagem: Divulgação)

Em virtude das ótimas estruturas oferecidas pela Arena Sabiazinho e pelo Estádio Parque do Sabiá, Uberlândia recentemente entrou para a rota dos grandes shows internacionais, recebendo, entre outras atrações, artistas como Simple Plan, New Order, Slash ft. Myles Kennedy & The Conspirators, Camila Cabello, Scorpions, Whitesnake e Helloween. Para 2020, outros três grandes shows já estão confirmados: em março, a Arena Sabiazinho recebe Backstreet Boys e McFly. Em maio, o Estádio Parque do Sabiá vai virar palco para a banda Kiss.

“As estruturas dos dois equipamentos têm sido essenciais para consolidar Uberlândia como um destino de vários artistas internacionais em suas passagens pelo Brasil. Logicamente, isso traz muitos benefícios para a cidade, inclusive na geração de renda para setores como hotelaria, alimentação e transporte”, ressaltou o prefeito Odelmo Leão.

A localização dos espaços é vista como outro fator de atração dos grandes eventos. Situados lado a lado, a arena e o estádio ficam a cerca de 6 km do Aeroporto de Uberlândia e a 5 minutos de distância de diversos hotéis e de um shopping.

As áreas são administradas pela Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel). O diretor-geral da fundação, Edson Zanatta, destaca a preocupação em manter as estruturas em condições perfeitas para o públicos. “A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, faz constantes obras de manutenção e melhorias nesses locais, pois entende a importância deles para colocar Uberlândia em destaque no Brasil e no mundo na realização de eventos”, ressaltou.

Quase 50 mil pessoas na arena e estádio

Inaugurada pelo prefeito Odelmo Leão em 2007, a Arena Sabiazinho tem 8.861 m² e capacidade de receber até 7.650 pessoas, sendo 6.013 nas arquibancadas e 1.637 na quadra. O local conta com 15 saídas de emergência, oito banheiros, seis vestiários, tribuna de honra, quadra com piso de taco flutuante, sala de imprensa, bar, lanchonete, departamento médico, almoxarifado, setor administrativo, bilheteria e amplo estacionamento. O local é adaptado para receber cadeirantes e conta, inclusive, com elevadores. Também possui uma moderna iluminação de LED, que foi recentemente inaugurada com 128 lâmpadas.

Oitavo maior do Brasil

Já o Estádio Parque do Sabiá tem 15 mil metros quadrados e capacidade para receber 39.990 pessoas na arquibancada durante eventos esportivos. Para shows, com a utilização do gramado pelo público, esse número aumenta e pode chegar a 46.782 pessoas. O espaço foi inaugurado em maio de 1982 e hoje é considerado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) o 8º maior estádio do país.

São 68 saídas de emergência, 21 banheiros, quatro vestiários, sala de imprensa, sala de arbitragem, sala da federação, sala de coletiva de imprensa, área financeira, cabines de transmissão de rádio e televisão, cabine do Corpo de Bombeiros, cabine de controle de iluminação, cabine de controle do placar eletrônico, sala de monitoramento e controle de acesso, departamento médico, bares, catracas, bilheteria e dois camarotes, com 40 cadeiras cada. O local é adaptado para cadeirantes e possui elevadores. A iluminação do campo é feita por 104 refletores.

Na agenda esportiva

Claro que a Arena Sabiazinho e o Estádio Parque do Sabiá também têm se destacado na área esportiva. Somente em 2019, por exemplo, a arena recebeu o Pré-Olímpico de Vôlei Feminino, a Supercopa Feminina de Vôlei e a Supercopa Masculina de Vôlei. Em fevereiro de 2020, receberá o Sul-Americano de Vôlei Feminino. Além disso, recentemente sediou as finais da Superliga Feminina de Vôlei, jogos da Seleção Brasileira de Futsal e uma etapa qualificatória da Copa Davis de Tênis.

“Vale destacar a excelente estrutura oferecida pela Arena Sabiazinho, um dos melhores lugares do país para se jogar vôlei, inclusive por causa de sua iluminação de LED, recentemente inaugurada”, disse o levantador do Taubaté, Raphael Vieira, logo depois de a equipe ter sido campeã da Supercopa Masculina de Vôlei, no dia 7 de novembro.

Por sua vez, Ao longo da história, o Estádio Parque do Sabiá foi palco de amistosos da Seleção Brasileira contra Chile, Paraguai e Bulgária e de jogos de competições como Campeonato Sul-Americano de Futebol Feminino, Copa dos Campeões Sul-Americanos de Clubes, Campeonato Brasileiro de Clubes, Campeonato Brasileiro de Clubes de Futebol Feminino, Campeonato Brasileiro e Taça Libertadores. A abertura oficial do estádio foi realizada com um jogo amistoso entre a Seleção Brasileira e a Irlanda do Norte.

Shows recebidos recentemente

Roberto Carlos – 24 de maio de 2018 – Arena Sabiazinho

Simple Pan – 1º de junho de 2018 – Arena Sabiazinho

Z Festival (Camila Cabello, Anavitória e Iza) – 13 de outubro – Arena Sabiazinho