A Marinha da Argentina anunciou na sexta-feira, 17, que perdeu contato com um submarino que navegava no Atlântico Meridional, na costa da Patagônia. A embarcação, que levava 44 tripulantes, desapareceu na quarta, 15. Neste sábado, 18, foram detectadas sete chamadas por satélite realizadas para diferentes bases da Marinha.
O ministério de Defesa argentino informou que as chamadas não chegaram a se completar. A Marinha conta com a colaboração de uma empresa americana especializada em comunicação por satélite para determinar a localização precisa do emissor.
O submarino “ARA San Juan” é de origem alemã e funciona com propulsão a diesel e elétrica. Ele perdeu contado perto de Puerto Madryn, 1,3 mil quilômetros ao sul de Buenos Aires.
Segundo o chefe de Comunicação Institucional da Armada, Enrique Balbi, o submarino ainda não é dado como “perdido”. “Para estar perdido, é preciso buscá-lo e não encontrá-lo”, declarou.
De acordo com o jornal “Clarín”, que cita fontes do governo, Estados Unidos, Chile e Reino Unido ofereceram ajuda oficial para achar a embarcação.