Na próxima quinta-feira, 27, é celebrado o Dia Nacional de Doação de Órgãos. E como forma de aumentar a conscientização da população, a Associação dos Renais Crônicos, Doadores e Transplantados de Uberlândia aproveita a ocasião para promover a Semana de Incentivo à Doação de Órgãos.
A ação tem como principal objetivo alertar as autoridades sobre a importância da doação de órgãos, especialmente em casos renais, bem como a população no geral.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, em torno de 40% das famílias brasileiras ainda não autorizam a doação de órgãos.
O aposentado Flávio Sérgio Resende foi uma das pessoas beneficiadas pela doação de órgãos. Por 14 anos, precisou fazer regularmente o processo de hemodiálise, que consiste na remoção de líquido e substâncias tóxicas por meio de um rim artificial.
Há três anos, Resende conseguiu fazer um transplante de rim e garante que o procedimento melhorou sua qualidade de vida. “Foi uma benção de Deus. E a gente sempre fala que o pessoal tem que doar, o pessoal precisa fazer a doação pra ajudar mesmo quem está precisando. Minha vida hoje é normal, tranquila, graças a Deus”, disse.
Segundo a Central de Notificação, Captação e Doação de Órgãos e Tecidos, no primeiro semestre deste ano em Uberlândia, ocorreram 47 transplantes de órgãos, sendo 40 vindos de pessoas que já faleceram e os outros sete de cidadãos que ainda estão vivos.
Informações: Anderson Magrão