Mais de 64 mil alunos estão retornando às escolas da Prefeitura de Uberlândia. Somente nesta segunda-feira (18), as aulas começaram para cerca de 60 mil estudantes das escolas urbanas. Na próxima quarta-feira (20), o ano letivo de 2019 iniciará para aproximadamente quatro mil estudantes da zona rural.

Na Escola Municipal Professor Leôncio do Carmo Chaves, o clima foi de alegria. “As expectativas são as melhores possíveis. Vamos nos dedicar ainda mais à nossa função social, que é de preparar cidadãos cada vez mais capacitados para uma sociedade ainda melhor”, disse a diretora da unidade, Consuelo dos Santos. A escola localizada no bairro Planalto atende 1.300 estudantes do ensino fundamental e conta com mais de 150 servidores.

Mais de 72 mil alunos atendidos

Diariamente, a Prefeitura de Uberlândia e mais de 40 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) são responsáveis pelo ensino de mais de 72 mil alunos da educação infantil e ensino fundamental. Para atender à demanda, somente a Secretaria Municipal de Educação (SME) conta com aproximadamente 4,3 mil professores e mais de 1,7 mil educadores infantis. A equipe está distribuída em uma rede física de 67 escolas de educação infantil, 54 de ensino fundamental e mais a Escola Municipal Cidade da Música, o Campus Municipal de Atendimento à Pessoa com Deficiência e o Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe).

União de esforços

Para oferecer serviços ainda melhores em 2019, a SME mobilizou sua equipe em vários setores. Uma das ações foi a continuidade do programa Escola Bem Arrumada durante as férias escolares. A merenda escolar também recebeu atenção especial. O ano letivo vai contar com entregas de gêneros básicos e perecíveis e continuará ocorrendo a aquisição de hortifrutis da agricultura familiar. Outra peculiaridade é a diferenciação da merenda para berçário, educação infantil parcial ou integral, ensino fundamental e pessoas com restrições alimentares (como diabetes ou resistência à lactose).

Para garantir um transporte escolar de qualidade aos alunos e servidores, neste ano, a Prefeitura de Uberlândia deu início a um processo de contratação individual de vans, que irá substituir a modalidade via cooperativa. Para a zona urbana, todos os veículos necessários já estão cadastrados e aptos para atuar. Já em relação à zona rural, para garantir o transporte às localidades, o Município elaborou uma alternativa temporária até que todas as vans necessárias estejam cadastradas e liberadas para o serviço. Na próxima quarta (20), além das vans que já estão habilitadas, a prefeitura contará com ônibus contratados emergencialmente para atender aos alunos e servidores que estudam ou trabalham nas escolas fora do perímetro urbano. O novo modelo do transporte que está em implantação atende a uma recomendação do Ministério Público Estadual.

Prefeitura de Uberlândia