Neste domingo (23), a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) vai interditar a avenida Cesário Alvim entre as ruas Quintino Bocaiuva e Coronel Antônio Alves. A intervenção na região central ocorrerá das 7h às 17h para que a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico faça a supressão de uma árvore com risco de queda e que, por isso, compromete a segurança de quem transita pelo local.
De acordo com o assessor de Meio Ambiente da prefeitura, Anderson Alves de Paula, a copa da árvore está totalmente pendida para a avenida Cesário Alvim. “O comprometimento dela é visível e o objetivo dessa ação é evitar acidentes. Trata-se de um trabalho de prevenção para que não haja queda, seja pelos ventos fortes característicos dessa época ou pelas chuvas que estão por vir”, expôs.
Anderson explica ainda que a espécie não é a indicada para aquele local e que a secretaria fará a reposição e plantio de um outro tipo de árvore no período adequado. “Aquele é um exemplar de grande porte. Mas que o ideal é que ali exista uma árvore de pequeno porte, tal como um resedá, uma quaresmeira ou um ipê mirim”, apontou.
Análise criteriosa
Qualquer poda ou supressão só é feita após a vistoria de técnicos de meio ambiente, que visitam o local e identificam quais árvores precisam de intervenção. Vários critérios são avaliados, como galhos ou tronco com risco de queda, árvores infestadas por parasitas e copa que atrapalha a passagem de pedestres. Outro fator que exige o serviço é quando os galhos crescem exageradamente e atingem os postes de iluminação pública, rede elétrica ou câmeras de videomonitoramento.
O assessor lembra que uma equipe multidisciplinar é responsável por analisar e detectar qual a real necessidade. “Temos biólogos, engenheiros ambientais e técnicos agrícolas envolvidos neste processo, profissionais extremamente capacitados para apontar soluções e dar diagnósticos. São eles que fazem um estudo detalhado da situação da árvore e emitem laudos que definem uma escala de prioridade para a execução dos serviços. Tudo para garantir a segurança da comunidade e evitar danos às vias, calçadas e rede elétrica”, contou o assessor de Meio Ambiente.
Fique atento!
O quê: interdição da avenida Cesário Alvim, entre as ruas Quintino Bocaiuva e Coronel Antônio Alves
Quando:7h às 17h
Motivo: execução de serviços da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico para garantir a segurança de quem transita pelo local.
Cones, cavaletes e fitas zebradas irão sinalizar a área interditada.