Cerca de 380 homens deram início aos trabalhos no 13º dia de buscas na região onde uma barragem da mineradora Vale se rompeu, em Brumadinho (MG). De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do estado, além do efetivo, as equipes contam com o auxílio de 21 máquinas pesadas e quatro caminhões.

O último balanço da Defesa Civil de Minas Gerais aponta 142 mortos na tragédia, sendo que 122 já foram identificados. Três pessoas permanecem hospitalizadas e 194 ainda não foram localizadas – entre funcionários da Vale, terceirizados que prestavam serviços à mineradora e membros da comunidade. Há também 103 desabrigados.

Libertação de presos em Brumadinho

Ontem (5), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu pela libertação de cinco pessoas presas no dia 29 de janeiro, acusadas de envolvimento no rompimento da barragem. Entre elas estão engenheiros, geólogos e outros técnicos da Vale e da empresa que assinou laudo assegurando as condições de segurança da barragem.

Efetivo:
Total do efetivo: 399
Militares empenhados do CBMMG: 200
Militares da Força Nacional: 64
Bombeiros militares de outros estados: 110
Voluntários: 25

Buscas:
No dia de hoje, o Corpo de Bombeiros trabalha com 30 equipes espalhadas por toda a região atingida pela lama, com focos de concentração em locais onde a perspectiva de encontrar vítimas é maior. Realiza também escavação em terreno já enrijecido, com a ajuda de máquinas pesadas. Buscas em um veículo encontrado no Rio Paraopeba estão sendo realizadas neste momento, com o auxílio de ferramentas hidráulicas de corte de ferragens. Militares com cães percorrem matas do entorno na área atingida.

Empenho da Força Nacional:
Os militares da Força Nacional estão empenhados em buscas na pousada e demais locais estratégicos.

Logística:
Escavadeira convencional: 06
Escavadeira braço longo: 03
Escavadeira anfíbio: 05
Pá carregadeira: 05
Retroescavadeira e escavadeira – 01
Caminhões: 04
Anfíbio deslocamento: 01
Previsão total de 15 máquinas em operação: 25
Busca aquática por meio de duas embarcações
Aeronaves: 9
Cães: 14

Vítimas anunciadas na última coletiva (04/02):
Óbitos: 142
Identificados – 122
Desaparecidos – 194
Localizados – 394

Agência Brasil e Corpo de Bombeiros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *