Durante a 54ª edição do Camaru, ocorreu a primeira edição do Seminário Internacional da raça de gado Senepol, que contou com a participação de diversos criadores de todo o Brasil e de outros países.
“Nós temos a mostra de mais de 280 animais nos pavilhões e esse congresso internacional. Nos 10 dias de feira aqui na cidade, o Senepol tem uma participação bastante efetiva, trazendo aqui os criadores de todo o Brasil e também sete delegações estrangeiras estão vindo aqui participar do nosso evento”, explicou Gilmar Goudard, vice-presidente da Associação Brasileira de Criadores de Senepol.
Além da presença de criadores e pecuaristas, o evento contou a participação e organização de alunos dos cursos de engenharia agronômica e medicina veterinária do Centro Universitário do Triângulo (Unitri).
Os discentes foram responsáveis, por exemplo, em organizar um túnel do tempo, chamado “Senepol, caminho do pasto ao prato”, que retrata toda a história da raça, desde o seu surgimento até a comercialização da carne.
O professor Silvio Mundim disse que o evento é uma ótima forma dos alunos aprenderem mais sobre o mercado, e aproveitou a oportunidade para promover um projeto de extensão.
“Vamos desenvolver um projeto de extensão. Esse projeto visa capacitar o aluno para que possa executar, na prática, tudo o que a gente ensinou na sala de aula, na teoria. E o Camaru, ele vem, juntamente com a associação, coroar tudo isso que eles aprenderam em sala de aula”, disse.
Informações no local: Camila Rabelo