A Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo e Poliomielite começou em Uberlândia no último dia 6 de agosto e termina nesta sexta-feira, dia 31, aniversário da cidade. No entanto, existe uma preocupação com relação à baixa procura por parte dos pais para imunizarem seus filhos.
Segundo um levantamento feito pela Prefeitura de Uberlândia, apenas 65% das crianças com idades entre um e cinco anos, o público alvo da campanha, foram imunizadas contra as duas doenças até o momento, sendo que a meta é alcançar os 95%. Vale lembrar que o país está passando por um surto de sarampo em diversos estados.
Cláubia Oliveira, coordenadora do programa de imunização da prefeitura, pensa que a baixa procura até o momento é pelo fato de muitos pais acreditarem que as duas doenças sumiram do mapa, o que não é verdade.
“Eu acredito que os pais ainda estejam achando que essas doenças não existam (sic). Mas elas existem. O sarampo, nós temos registros no país, inclusive com óbito. É importante que as crianças sejam vacinadas. E quando protejo meu filho dessas doenças, eu protejo a comunidade”, disse a coordenadora.
Apesar da procura considerada baixa, a prefeitura ainda espera conseguir atingir a meta estipulada no início da campanha. Cláubia Oliveira lembra que até o dia 30, a população pode procurar as UBSs e UBSFs das 7h30 às 16h30, e as UAIs 8h às 20h para vacinar as crianças entre um e cinco anos.
Já no dia 31, a vacinação acontecerá em postos volantes distribuídos por Uberlândia
Informação: Carlos Vilela