Fonte: Divulgação/Prefeitura de Uberlândia

Foi realizado na manhã deste domingo (19), no Ginásio Sabiazinho, a abertura oficial da 12ª edição dos Jogos Escolares Municipais (Jemu), promovida pela Prefeitura de Uberlândia. Com partidas iniciadas ontem (18), até o dia 30 de setembro, mais de três mil estudantes com idade entre oito e 16 anos, de 38 escolas de ensino fundamental, estarão envolvidas na competição marcada por diversas modalidades, como futsal, vôlei, dama, atletistimo, handball e a queimada, novidade neste ano.

A abertura também foi marcada por apresentações artísticas e pela pira que ficará acesa ate o fim da competição. Aluna da Escola Municipal Otávio Batista Coelho Filho,  Anna Júlia Alves, de 13 anos, foi a responsável por carregar a tocha que acendeu a pira. Segundo ela, participar desse momento foi uma emoção. “Eu agredeci a todos que escolheram para carregar a tocha e, agora que vamos começar a jogar, quem sabe possa ser campeã com a minha escola”, afirmou.

Outro que se mostrava ansioso para calçar logo o tênis e para que a bola rolasse era Jhony Oliveira, de 13 anos. Ele é aluno da Escola Municipal Olga Del Fávero e pretende ser artilheiro pela modalidade de futsal. “Gosto também de conhecer os alunos das outras escolas. A gente pode se divertir jogando bola e ainda faz novos amigos.”

Interação

Essa interação entre as escolas também foi destacada pela secretária municipal de Educação, Célia Tavares, que esteve presente na cerimônia. “As competições são importantes, como também promover o esporte entre a garotada. Mas o principal é possobilitar a amizade e o espírito esportivo entre os alunos”, ressaltou.

Jogos

A partir de agora, as competições serão sempre aos sábados e domingos, das 7h às 18h. Ao todo, serão 14 dias de jogos nas modalidades futsal, handebol, vôlei, peteca e dama, além da novidade deste ano, a carimbada, conhecida por algumas pessoas como queimada. O encerramento desta edição, com a premiação, está previsto para acontecer no auditório do Centro Administrativo Municipal, no dia 10 de outubro.

Neste ano, as competições acontecerão no UTC – Praça de Esportes Minas Gerais, na Arena Sabiazinho e nas escolas municipais Professor Otávio Batista Coelho Filho (bairro Brasil) e Professor Luís Rocha (bairro Tubalina).

Apoio ao esporte

Durante os Jemu, a Secretaria Municipal de Educação oferecerá transporte para os participantes. Entre os objetivos dos Jemu, destacam-se a promoção do intercâmbio social e esportivo, a contribuição para o desenvolvimento integral dos alunos, o estabelecimento e reforço dos elos entre os estudantes e suas escolas, além do estímulo à inclusão social por meio do esporte. Os Jemu ainda servem para revelar talentos no esporte. Geralmente, as disputas são acompanhadas por técnicos de clubes da cidade. “Muitas vezes surgem convites para os alunos ingressarem em equipes esportivas profissionais e representarem Uberlândia em competições estaduais e nacionais”, disse o coordenador dos Jemu, Osmar Rodrigues de Oliveira.

Cronograma dos Jemu 2018

26 de Agosto (domingo) – 7h às 18h