Caneca cheia, rock’n’roll e economia em movimento traduziram o início da segunda edição do Saint Patrick’s Beer Festival, que começou na noite desta sexta (15) e segue até domingo (17), no estacionamento da Arena Sabiazinho. O evento realizado pelo Uberlândia Food Trucks e pela Revista Cult, com apoio da Prefeitura de Uberlândia, conta com mais de 15 cervejarias artesanais, setor de alimentação e apresentação de bandas. Com entrada em troca de 1 kg de alimento não perecível, a comemoração atraiu centenas de pessoas no primeiro dia.
A festa inspirada na homenagem a São Patrício, padroeiro da Irlanda, foi animada com o som das bandas Fred Costa, Bandit e Defuzz. A ocasião serviu para a pesquisadora Fernanda Longato escolher um traje irlandês com muito verde e não desgrudar da caneca – sempre cheia com as melhores cervejas feitas na cidade. “Eu venho pela segunda vez, e acho importante para ajudar pequenos produtores de cerveja artesanal. Aprecio muito a variedade de cervejas disponível. Sempre gostei, mas não consigo fazer, então aproveito o evento para beber”, disse.
O evento recebe apoio da Prefeitura como parte do Programa Municipal de Fomento ao Setor Cervejeiro (Lei 12.801/2017), que já propiciou a abertura de 11 micro-cervejarias, resultando em um investimento projetado de R$ 21 milhões. Os números são comemorados pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Raphael Leles.
“O movimento cervejeiro é uma tendência mundial e o governo municipal tem procurado apoiar e estruturar o seguimento por meio políticas públicas de forma que esse mercado se desenvolva de forma sólida e sustentável. Após a lei de fomento ao setor idealizada em 2017, passamos a figurar entre os principais pólos de produção cervejeira, gerando emprego, renda e lazer para população de Uberlândia e região, aquecendo a gastronomia e o turismo”, analisou o secretário.
O organizador pelo Uberlândia Food Trucks, Marcelo Picosse, destaca que o objetivo do programa e do evento é o mesmo: dar mais visibilidade, valorizar e, consequentemente, oportunizar ainda mais a comercialização das marcas de cervejas artesanais produzidas na cidade.
“É um fomento de sucesso. A segunda edição conta com mais cervejarias locais do que no ano passado. Isso já mostra que a Prefeitura tem conseguido fomentar a indústria cervejeira com mais empresas abrindo. Para os próximos eventos, esperamos contar com mais”, afirmou.
Um dos principais stands é ocupado pela Associação dos Cervejeiros do Triângulo (CT), onde o processo de produção da cerveja artesanal teve destaque enquanto lazer e capacitação profissional. “É a primeira vez que estamos participando, e reforço o jargão de ‘beba como você quiser, mas beba melhor’. Então, estimulamos a beber uma cerveja local do que dez comerciais. Com conhecimento vemos que o cervejeiro caseiro é um cervejeiro profissional em potencial para uma grande marca” afirmou o presidente da CT, Rodrigo Maragno.
Fomento promissor
O incentivo dado pelo Executivo municipal é visto pelo empresário da Uai Bier, Caetano Junior, como um estímulo para atrair consumidores locais e de fora, visando um pólo de turismo da cerveja artesanal.
“A lei de incentivo ao fomento às cervejarias foi muito importante para divulgação. E apoiar esses eventos é um maneira de nos aproximar do público que ainda não nos conhece e de aumentar nosso espaço a cada dia”, destacou.
São Patrício
O Dia de São Patrício (St. Patrick’s Day) é comemorado na Irlanda e em diversos países do mundo que aderiram às festividades a cada dia 17 de março do ano. A data marca a morte do padroeiro da nação irlandesa. Segundo historiadores, São Patrício nasceu na Grã-Bretanha e, com 16 anos, teria sido levado para a Irlanda como escravo.
Pagão, Patrício teria se convertido ao cristianismo e se tornado um missionário, na tentativa de converter o povo celta. Dentre outros feitos, São Patrício ficou conhecido por utilizar o trevo como um símbolo da Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo).
Programação
– Dia 16: mais de 15 cervejarias artesanais, culinária local e as bandas Mateus Leão, Berilo, Autopilots – Horário: 15h às 0h.
– Dia 17: mais de 15 cervejarias artesanais, culinária local e as bandas Sérgio Tolluci, Inédita e Venosa – Horário: 15h às 22h.
– Entrada: 1kg de alimento não perecível
– Local: estacionamento da Arena Sabiazinho – Avenida José Roberto Migliorini, no bairro Santa Mônica
Prefeitura de Uberlândia