O Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) anunciou, na última semana, que as cirurgias eletivas estavam suspensas por conta do baixo estoque de sangue no hemocentro da cidade. Quase uma semana depois do anúncio, a medida continua em vigor, o que deixa algumas famílias preocupadas.
É o caso dos familiares de Dinair Ferreira Peixoto, de 94 anos. A idosa fraturou o fêmur na última semana e precisa de uma cirurgia para corrigir o problema, mas não existe previsão de quando o procedimento poderá ser agendado.
Alzenira Oliveira, filha da paciente, disse que ela chegou a entrar no centro cirúrgico, mas o procedimento foi suspenso pelo risco de Dinair necessitar de uma transfusão de sangue.
Adilson Botelho Filho, coordenador do hemocentro da cidade, explicou que os estoques continuam baixos, especialmente o tipo sanguíneo O positivo. E credita o problema à baixa procura de doadores nos últimos dias.
“O ideal é compareçam pelo menos de 80 a 100 pessoas por dia. E nós temos tido, mais ou menos, que tem comparecido. Isso fez com que o estaque caísse do jeito que ta hoje”, explicou.
Cientes dos problemas, familiares de pacientes que necessitam das cirurgias fizeram campanhas nas redes sociais, pedindo a todos que façam doações. E a família de Dinair Peixoto não foi exceção à regra.
“Eu até fiz um apelo no Facebook. Nós criamos uma campanha pros familiares doarem e eles começaram a doar. Mas volto a pedir um apelo pra população, não só pela minha mãe, mas por todos que estão lá (aguardando cirurgia no HC)”, disse Alzenira Oliveira.
Cirurgias podem ser retomadas nesta quarta-feira
Em nota, a direção do Hospital de Clínicas informou que as cirurgias eletivas podem ser retomadas a partir desta quarta-feira, 23.
Confira abaixo a nota na íntegra.
A Direção do Hospital de Clinicas de Uberlândia da Universidade Federal de Uberlândia (HCU-UFU) informa que possivelmente amanhã, 23 de maio, os atendimentos cirúrgicos eletivos serão normalizados.
Saiba Mais
HC-UFU suspende cirurgias eletivas devido ao baixo estoque no banco de sangue
Informações: Kátia Medeiros