
Um boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG) nesta quinta-feira, 5, apontou que Uberlândia é a cidade com o maior número de casos de sarampo em Minas Gerais. Foram nove casos confirmados na cidade. No Estado, 138 estão sendo investigados, sendo que sete são muito prováveis de ter a doença.
Desde o início do ano, 310 casos já foram suspeitos de sarampo, sendo 61 novos casos em menos de uma semana. Desse número, 159 já foram descartados, 138 estão sob investigação e 13 confirmados. Há 110 cidades de Minas Gerais com casos de sarampo registrados.
Entre os setes casos prováveis de ter a doença há registro em Viçosa, Uberlândia, Passos, Itaúna, Jundiaí-SP atendido na capital, Pouso Alegre e Juiz de Fora.
O que é o Sarampo?
O Sarampo é uma doença viral, infecciosa aguda, grave, transmissível, altamente contagiosa e comum na infância. A doença começa inicialmente com febre, exantema (manchas avermelhadas que se distribuem de forma homogênea pelo corpo), sintomas respiratórios e oculares.
Sintomas
No quadro clínico clássico, as manifestações incluem tosse, coriza, rinorréia (rinite aguda), conjuntivite (olhos avermelhados), fotofobia (aversão à luz) e manchas de koplik (pequenos pontos esbranquiçados presentes na mucosa oral). A evolução da doença pode originar complicações infecciosas com amigdalites (mais comum em adultos), otites (mais comum em crianças), sinusites, encefalites e pneumonia, que podem levar à óbito. As complicações frequentemente acometem crianças desnutridas e menores de um ano de idade.
Contágio
A transmissão ocorre de pessoa a pessoa por meio de secreções (ou aerossóis) presentes na fala, tosse, espirros ou até mesmo respiração. Na presença de pessoas não imunizadas ou que nunca apresentaram sarampo, a doença pode se manter em níveis endêmicos, produzindo epidemias recorrentes.
Sobre a vacina
- Todas as pessoas com idade entre 6 meses e 49 anos podem tomar a vacina
- A primeira dose é dada com até 1 ano de vida
- Segunda dose, considerada a última necessária, é dada aos 15 meses de idade
- Com o aumento dos casos o governo lançou a “dose zero” ou “dose extra”
- A recomendação é que todos os bebês do país sejam vacinados
- Quem já tomou a vacina de sarampo não precisa tomar de novo, pois não há validade
- A vacina é contra indicada para grávidas
Locais de Vacinação em Uberlândia
Unidades Básicas de Saúde, das 7h30 às 18h
Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), das 7h30 às 16h30
Unidades de Atendimento Integrado (UAI), das 8h às 20h.