A edição 2018 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece nos dias 4 e 11 de novembro. E com a proximidade das duas datas, muitos estudantes começaram a intensificar a rotina de estudo para conseguir uma vaga nas universidades espalhadas país afora.

Esse é o caso do estudante Ronaldo Miranda, que se dedica bastante aos estudos tanto em casa quanto na escola, pois sabe que precisa de uma boa nota no Enem por conta da alta concorrência.

“A gente tem que estar preparado mesmo, por que (tem) mais de cinco milhões de candidatos no Enem. E é pegado desde o primeiro dia de aula até a última aula de revisão que a gente tem pro Enem. A questão é não desistir, ter foco, concentração, que futuramente, esse esforço que estamos fazendo será recompensado”, disse.

E quem também tem papel fundamental nessas horas são os professores. Henrique Landim, professor de linguagem em um cursinho preparatório de Uberlândia, lembra que a disciplina que leciona é importante para várias áreas, incluindo a mais importante do processo: a redação.

“Minha matéria tem um valor muito simbólico em virtude da relevância dela, que é a ideia da leitura. Haja vista que dou aula de literatura, ela percorre todas as provas. Inclusive, por exemplo, a própria redação, que os meninos vêem essa matéria como sendo muito importante”, disse.

Dicas gerais e de redação

Em participação ao vivo no programa Conexão Vitoriosa, a professora de redação Ana Paula Tarso explicou que mesmo com a proximidade das provas do Enem, ainda há tempo para que o aluno consiga, ao menos, retomar os conteúdos considerados mais importantes para cada disciplina.

A professora também passou algumas dicas no momento do candidato redigir a redação, como ler atentamente o tema proposto e os textos motivadores. Mas acima de tudo, recomenda que a redação seja feita, primeiramente, na folha de rascunho.

“Eu sempre acho bom fazer o rascunho da prova primeiro, nunca passar direto pra folha definitiva. Eu brinco com meus meninos que o texto tem que dormir, então deixar esse texto dormir um pouco antes de fazer a passagem dele pra folha”, disse.

Tarso explicou que pontos como caligrafia e organização são pontos que podem conquistar o avaliador no momento da correção da redação e afirmou que outro ponto importante é prestar atenção à palavra chave do tema.

“É muito importante que os candidatos prestem atenção na palavra chave que vai ter no tema da redação. Podem vir desafios, efeitos, caminhos. Essa palavra é fundamental, por que é ela que vai guiar toda a argumentação que vai ser trabalhada no texto”, comentou.

Informações: Rodrigo Silva