O Congresso Nacional aprovou, nesta quarta-feira (19), o orçamento de 2020. A estimativa é de que o Governo Federal arrecade mais de três trilhões e oitocentos bilhões de reais. As contas públicas, porém, ainda devem ficar no vermelho, com uma previsão de mais de cento e vinte e quatro bilhões de déficit.

Também foi definido o valor do salário mínimo para o ano que vem, que será de R$ 1.031 a partir de janeiro, com reajuste pela inflação e sem ganho real. A expectativa para o índice de inflação, o IPCA, é de 3,53%.

No entanto, o gasto que mais gerou polêmica foi o destinado ao fundo eleitoral, que é repassado aos partidos para bancar as campanhas. Para 2020, o valor previsto é de dois bilhões de reais. A proposta inicial dos parlamentares era quase o dobro, mas a quantia foi reduzida por receio de que fosse vetada pelo Planalto.

Apesar das medidas do Governo Federal para reduzir gastos, como a aprovação da Reforma da Previdência, 96,82% do orçamento já têm destino certo, sem margem para realocação. Apenas os 3,18% restantes, equivalentes a mais de cento e vinte e um bilhões, poderão ser aplicados em investimentos.

SBT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *