Foi publicado o aguardado edital do concurso do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais (Edital de Concurso Bombeiros MG 2018). De acordo com o documento publicado, serão oferecidas nada menos que 500 vagas, sendo 465 para o Curso de Formação de Soldados Bombeiros Militar do (QP-BM) e 35 para o Quadro de Praças Especialistas (QPEBM). A Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) tem a responsabilidade do certame.
O edital poderá ser acessado nos endereços eletrônicos www.bombeiros.mg.gov.br ou www.gestaodeconcursos.com.br.
Do quantitativo de vagas para Soldado, 418 são para candidatos do sexo masculino e 47 para o sexo feminino. Para o Quadro de Praças Especialistas, as vagas estão distribuídas entre as áreas de Motomecanização (04 vagas para Mecânica Leve, 04 para Mecânica – Motor à Diesel e 02 para Eletricista de Autos), Saúde (14 vagas para Técnico em Enfermagem e 06 para Técnico em Saúde Bucal) e Comunicações (03 para Técnico em Informática / Rede de Comutadores e 02 para Técnico em Telecomunicações), conforme disposto abaixo.
Requisitos Concurso Bombeiros MG 2018
Para ingresso no Curso de Formação de Soldados do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, o candidato deverá ter entre 18 (dezoito) anos e 30 (trinta) anos de idade na data de inclusão, ou seja, em 20 de janeiro de 2020, o que implica aos candidatos terem nascido entre 20 de janeiro de 1990 e 20 de janeiro de 2002; e ter, no mínimo, o ensino médio completo ou equivalente até a data de inclusão, ou seja, em 20 de janeiro de 2020.
Para os candidatos ao Quadro de Especialistas, além do ensino médio, deverá também possuir curso técnico na área da especialidade a qual concorre, fornecido por instituição de ensino oficial, devidamente reconhecida ou autorizada pelo órgão governamental competente. Os candidatos da área da Saúde deverão estar inscritos no respectivo Conselho na função para a qual concorrem.
Além disso, para ingresso, o edital do concurso exige:
- altura mínima de 1,60 m (um metro e sessenta centímetros);
- ter aptidão física.
- ser aprovado em avaliação psicológica e toxicológica;
- ter sanidade física e mental;
- não apresentar, quando em uso dos diversos uniformes, tatuagem visível que seja, por seu significado, incompatível com o exercício das atividades de bombeiro militar ou que pelo seu significado viole lei e a ordem, tal como as que discriminem grupos por sua cor, origem, credo, sexo, orientação sexual ou que incitem o consumo de drogas ou a prática de crimes;
- A existência de tatuagem visível incompatível com o exercício da atividade militar, prevista no edital, será comprovada por Oficial Médico ou comissão de oficiais médicos dos quadros da instituição militar ou por médicos contratados, em laudo devidamente fundamentado, na segunda fase do concurso.
- Considera-se tatuagem incompatível, que não pode estar visível nos diversos tipos de fardamento, sendo sunga para o sexo masculino e maiô para o sexo feminino, aquelas que afetem a honra pessoal, o pundonor militar ou o decoro exigido aos integrantes das Instituições Militares Estaduais (IME’s), ou que apresentem símbolos e/ou inscrições alusivos a ideologias socialmente reprovadas; que preguem a violência, a criminalidade, discriminação ou preconceitos de raça, credo, sexo ou origem; as relacionadas a ideias ou atos libidinosos ou ofensivos às IME’s; que, de acordo com o tamanho, forma e área corporal abrangida, afetem a imagem das IME.
Salários Concurso Bombeiros MG 2018
O ingresso do candidato aprovado dentro das vagas estabelecidas neste edital, e convocado, será realizado na graduação de Soldado de 2ª Classe, com vencimento inicial de R$ 3.506,40 (três mil, quinhentos e seis reais e quarenta centavos), valor este vigente na data de publicação do presente edital.
Para o cargo de Soldado de 1ª Classe BM, a remuneração básica atual é de R$ 4.098,42(quatro mil e noventa e oito reais e quarenta e dois centavos), valor este vigente na data de publicação do presente edital.
Após concluir o respectivo Curso com aproveitamento e atendidas as exigências legais, desde que não existam impedimentos judiciais, o Soldado de 2ª classe será promovido a graduação de Soldado de 1ª Classe BM, com a antiguidade definida segundo a ordem de classificação no CFSd.
Benefícios
O Bombeiro Militar faz jus à remuneração, abono fardamento, assistência médico-hospitalar, psicológica e odontológica.
Atribuições
O Soldado de 2ª Classe do QP-BM e do QPE-BM exerce atividade estudantil, em regime de dedicação integral ao CBMMG, e demais atividades internas e externas vinculadas à sua formação, durante o período de duração do curso, conforme o Regulamento de Ensino do CBMMG e outras normas afins.
O Soldado de 1ª Classe do QP-BM realiza resgates e salvamentos; combate incêndios; previne acidentes e sinistros; prepara-se para ocorrências. Atende ocorrências com produtos perigosos. Trabalha conforme normas e procedimentos técnicos, de segurança e preservação do meio ambiente. Estabelece comunicação, triando e transmitindo informações, transmitindo e recebendo mensagens, e outras demandas que forem exigidas pelo Corpo de Bombeiros Militar e que atendam as normas em vigor.
Por fim, o Soldado de 1ª Classe Especialista exerce as funções inerentes a sua especialidade, e pode, além das atribuições específicas, em conformidade com o §13, do artigo 13, da Lei nº 5.301, de 16 de outubro de 1969, serem aproveitados na atividade fim do CBMMG, em circunstâncias especiais ou extraordinárias. Além disso, poderão ser empregados em caráter complementar, como encargo, nas diversas escalas das unidades, dentre estas, a guarda do aquartelamento, motorista e demais ações necessárias.