Quase 400 mil criadores de bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos e equídeos de Minas Gerais precisarão realizar um recadastramento junto ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). O objeto é realizar a atualização de dados cadastrais junto ao órgão e evitar fraudes.
Para realizar o recadastramento, o produtor precisa procurar, pessoalmente ou por meio de um representante legal, um dos escritórios seccionais do IMA ou algum represente do órgão em seu município e preencher o questionário de recadastramento. O prazo termina no dia 30 de dezembro.
“Esse cadastramento é importante tanto para o IMA quanto o produtor rural. Para o IMA, é importante para atualizar esses dados cadastrais. Muitos produtores já faleceram e produtores que venderam suas propriedades continuam na nossa base de cadastro. Com esse recadastramento, a gente visa corrigir tudo isso”, explicou Anderson Cardoso, chefe do escritório seccional do IMA em Uberlândia.
O recadastramento é obrigatório em todo o estado. Aquele produtor que se esquecer de realizá-lo fica impedido de realizar certas atividades do setor, como a emissão da guia de trânsito animal (GTA) e acesso a linhas de crédito.
Além disso, realizar o recadastramento junto ao IMA permitirá o acesso ao chamado Portal do Produtor, que visa agilizar certos procedimentos e serviços por meio da internet.
“Com isso, ele (o produtor) poderá tirar documento sanitário, dentro da casa dele ou no escritório dele. Vai poder emitir documento sanitário para trânsito, que é a GTA. Isso é muito importante para o produtor”, disse Anderson.
Em Uberlândia, a expectativa é que 3,8 mil criadores realizem o recadastramento. O escritório seccional do IMA no município fica na Avenida Juracy Junqueira de Rezende, 360, Bairro Pampulha.
Informações no local: Carlos Vilela