A Defesa Civil de Minas Gerais realiza neste sábado, 26, às 15h, do segundo simulado de rompimento de barragem no Consórcio Capim Branco de Energia – CCBE, em Araguari. O exercício faz parte do Plano Nacional de Segurança de Barragens.

O segundo simulado ocorrerá abrangendo populações rurais cadastradas em Araguari e Uberlândia. E contará com a Defesa Civil da Prefeitura de Araguari e Uberlândia, do 53º Batalhão de Polícia Militar, 2º Pelotão e Polícia Militar de Meio Ambiente, 2ª Companhia de Bombeiros e pessoas da comunidade.

Esse treinamento ocorrerá em caráter preventivo, atendendo à legislação vigente – Política de Proteção e Defesa Civil (Lei 12.608/2012), Política Nacional de Segurança de Barragens (Lei 12.334/2010) regulamentada pela resolução ANEEL 696/2015.

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), as barragens das Usinas Hidrelétricas de Capim Branco estão classificadas na categoria de risco B, indicando que possui todas as condições de segurança necessárias para seu funcionamento.

Dinâmica do exercício simulado

Às 15 horas do dia 26 de outubro, um sinal sonoro de emergência vai ser acionado simultaneamente e a população localizada às margens do rio deve seguir a sinalização das rotas de fuga (trajeto a ser seguido no caso de uma emergência que exija evacuação da área) e ir para os pontos de encontro (local seguro para permanência de pessoas) já definidos previamente no PAE (Plano de Ação de Emergência). Em seguida, os moradores serão recepcionados nos pontos de encontro e responderão questionários para que a ação seja avaliada, podendo também esclarecer eventuais dúvidas sobre o simulado.

Esse segundo simulado de amanhã, será realizado na Usina Hidrelétrica Amador Aguiar II. Segundo os estudos previamente realizados, o evento contemplará aproximadamente 270 pessoas que deverão se deslocar para 07 pontos de encontro.

Os treinamentos fazem parte da Política Nacional de Segurança de Barragens. Nos dias definidos a população localizada às margens do Rio Araguari participará do exercício simulado, no Plano de Ação de Emergência (PAE), onde serão estabelecidos os pontos de encontro, sinalização e os elos de contato para que todos possam garantir a integridade física em caso de rompimento ou acidente nas represas.

O Coordenador da Defesa Civil em Araguari, Cândido Arruda citou a importância do treinamento. “No primeiro treinamento realizado no sábado passado podemos certificar da dimensão do que é necessário em caso de um acidente real. Vamos com a equipe da Defesa Civil de Araguari participar desse segundo simulado agora em Capim Branco II”, disse o Secretário Cândido Arruda, Coordenador da Defesa Civil de Araguari.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *