Em Uberlândia, os 197 anos da independência do Brasil serão comemorados com as devidas honrarias. A partir das 8h do próximo sábado (7), os arredores da Praça Tubal Vilela, no Centro da cidade, serão tomados por diferentes cores, marchas e símbolos, no hasteamento das bandeiras e no tradicional Desfile Cívico-Militar. As festividades são promovidas pela Prefeitura de Uberlândia e o 36º Batalhão de Infantaria Mecanizado (36º BiMec).

Ao todo, marcharão pela avenida Floriano Peixoto mais de 1,5 mil pessoas de diferentes perfis e idades. O evento é aberto ao público e contará com centenas de militares do Exército Brasileiro (incluindo oficiais da reserva e da banda da corporação), que exibirão parte do seu armamento e de seus veículos blindados. Outros órgãos de segurança pública também participarão, como a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil, a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Federal e a Secretaria de Estado de Administração Prisional.

Por parte do município, centenas de alunos das escolas municipais marcharão pela avenida, carregando cartazes e outros tipos de manifestação. Quem também marcará presença são os frequentadores dos Centros Educacionais de Assistência Integrada ao Idoso (Ceais) e dos Núcleos de Apoio Integral à Criança e ao Adolescente (Naicas). Sem contar integrantes de projetos como o Pelotão Esperança e o Bombeiro Mirim.

Haverá presença, ainda, da União dos Escoteiros do Brasil, representantes da Ordem DeMolay, membros de clubes de serviço (como Rotary e Lions), ciclistas do Projeto BMX, músicos do Conservatório Cora Pavan Caparelli dentre inúmeras outras atrações.

Programação:
8h: Hasteamento das Bandeiras