O Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) pede para que a população de Uberlândia economize água, pelo menos, até o retorno do período de chuvas, que deve acontecer apenas em outubro.
O pedido surgiu após o órgão divulgar que foram consumidos pouco mais de 537 milhões de litros de água no município apenas na primeira semana de setembro. E segundo Sérgio Attiê, diretor do DMAE, o desperdício maior ocorre nas residências.
“O grande foco nosso realmente são as residências. Porque eu acho que na residência há um número muito maior de consumidores e a gente realmente tem a possibilidade de fazer a economia. Agora a indústria, ela, naturalmente, já é ajustada”, explicou.
O órgão também espera que a redução do consumo chegue a 10%, após verificar que esse número já está na casa dos 4%. “Quero crer que até o final desse mês de setembro vamos atingir esses 10%, que a população precisa disso”, disse Sérgio.
Mesmo com o pedido de economia, o nível dos reservatórios da cidade está estável e, por enquanto, a possibilidade de racionamento está descartada. “Esse ano, não temos isso (racionamento). É uma campanha preventiva, estamos absolutamente sobre controle. Mas mesmo assim, a gente ta pedindo o apoio da população”, explicou Sérgio.
Informações no local: Vinícius Lemos