Equipes fazem capina e roçagem no bairro Prosperidade (Imagem: Cleiton Borges/SecomPMU)

Nos primeiros dois dias da segunda fase, o Mutirão Cidade Limpa já retirou 792 toneladas de resíduos das ruas de Uberlândia. Desse total, 578 toneladas são de entulhos e 214 toneladas de massa verde. Além disso, 140 bueiros e bocas de lobo foram limpos. Novidade nesta etapa da força-tarefa, os veículos Cata-Treco recolheram o volume equivalente a cinco caminhões. Inicialmente, a concentração da força-tarefa é nos bairros Dom Almir, São Francisco, Celebridade, Prosperidade, Zaire Resende e Joana D’arc. Só que paralelamente, os serviços realizados permanentemente pela prefeitura são mantidos normalmente em toda a cidade.

A intenção da administração municipal, nesse momento, é voltar aos bairros e reforçar o trabalho já executado. Assim como na primeira fase, é feita a limpeza, reforço na sinalização vertical, reparos com massa asfáltica nas ruas, retirada de entulhos, limpeza de bueiros e bocas de lobo, bem como capina e roçagem de canteiros centrais, praças e lotes vagos abertos. Além disso, com o reforço dos caminhões do Dmae, o programa Cata-treco recolherá objetos que os moradores não utilizam para dar a destinação correta.

“Queremos melhorar a conscientização junto à população para que tenhamos ajuda e possamos manter nossa cidade limpa. Além de evitar mau cheiro e animais peçonhentos, nossa atenção está voltada para evitar criadouros do Aedes aegypti transmissor dengue, zika, chikungunya e febre amarela”, destaca o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico, Dorovaldo Rodrigues Júnior.

No total, desde o início do Mutirão Cidade Limpa em janeiro, a Prefeitura recolheu 16.498 toneladas de resíduos, dos quais 12.804 toneladas são de entulhos e 3.694 de massa verde. Foram limpos 3.530 bueiros e bocas de lobo. O mutirão reúne as secretarias municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico, Trânsito e Transporte, Saúde e Obras, além do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), em prol de uma Uberlândia melhor, mais limpa e organizada.

Cata-treco

Uma novidade nesta segunda etapa do Mutirão Cidade Limpa é que carros de som percorrerão os bairros orientando os moradores a tirar os objetos não utilizados e que estão jogados no quintal e colocá-los nas calçadas em horários pré-determinados. Os materiais serão recolhidos pelo caminhões do programa Cata-treco e terão a destinação adequada.

A comerciante Maria dos Anjos Queiroz ouviu o recado e está providenciando o descarte das garrafas e outros itens que estão no quintal. “Não tinha tirado ainda porque não sabia pra onde levar. Mas tenho o cuidado de manter as garrafas sempre deitadas para não acumular água. Muito bom essa iniciativa da prefeitura de nos ajudar a retirar esses materiais de casa”, disse.

Pneus

Outro apoio extra no combate ao Aedes aegypti nesta segunda etapa da força-tarefa é o recolhimento de pneus por parte da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) para a destinação correta. A doméstica Rosilda Ramos da Cruz elogiou a iniciativa. “Já é a segunda vez que a prefeitura vem limpar aqui recentemente. O canteiro [da avenida Solidariedade, bairro Prosperidade] estava cheio de pneus e levaram tudo. Achei ótimo. É menos foco do mosquito e a gente corre menos risco de adoecer.”

Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *