As Escolas Municipais de Ensino Infantil (EMEI) dos Bairros Pequis e Monte Hebron, administradas pela ONG Missão Sal da Terra, iniciaram suas atividades na manhã desta segunda-feira, 12, com quase um mês de atraso em relação à rede municipal de ensino.
A supervisora de educação da Missão Sal da Terra, Noemi Mendes, explicou que a demora na abertura das escolas ocorreu por conta da entrega da documentação que transferiu o controle das escolas para a ONG.
“Só conseguimos iniciar o atendimento hoje devido à tramitação legal de toda a documentação, transferindo o que a Prefeitura de Uberlândia repassou para a Missão Sal da Terra”, disse.
As duas escolas devem atender um total de 750 crianças. Ainda assim, muitos alunos acabaram ficando sem vaga, mesmo após as escolas funcionarem normalmente no ano passado, e precisarão aguardar na lista de espera.
Vale lembrar que no final de fevereiro, as escolas dos dois bairros que são geridas pela ONG Fundação Filadélfia, entraram em funcionamento, também com atraso em relação à rede municipal.
Processo de seleção e unidade no Shopping Park
A Missão Sal da Terra foi uma das entidades que ganharam o direito de administrar algumas escolas da rede municipal de ensino da Uberlândia. No entanto, o processo foi criticado por muitas pessoas, principalmente pela questão das contratações. Mas Noemi Mendes explicou como tudo ocorreu por parte da ONG.
“Nós fizemos um edital, e por meio deste edital, (ocorreu) o processo de seleção de currículos, por meio do tempo de serviço da pessoa, da formação e se a pessoa possuía algum tipo de especialização. E depois, divulgamos essa seleção e iniciamos a contratação”, explicou.
A ONG recebeu um repasse total de 4 milhões de reais, por parte da prefeitura, para poder gerir as duas escolas. E o dinheiro também deve ser utilizado para o término da construção da unidade do Bairro Shopping Park, que deve entrar em funcionamento em breve.
“Vamos inaugurar agora, no final do mês, a unidade construída pela Missão Sal da Terra no Bairro Shopping Park. Lá, serão 275 crianças atendidas, de 1 anos até 5”, disse Noemi.
Saiba Mais
Com ajuda de documento, escolas dos Bairros Pequis e Monte Hebron iniciam suas atividades
Informações: Vinícius Lemos
https://www.youtube.com/watch?v=CPTDPTF6bP0
https://www.youtube.com/watch?v=efcNvZnkwj0