Na sala de aula, uma turminha coloca a mão na massa para fazer docinhos de chocolate. No pátio, o que se ouve são os passos apressados das crianças durante a Caça aos Ovos. Enquanto isso, próximo ao refeitório, um lanche coletivo é preparado para ensinar aos meninos a importância de compartilhar alimentos. Essa tarde especial de quarta-feira (28) vivida na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Edna Aparecida de Oliveira representa um pouco todo o clima de Páscoa trabalhado com os alunos da rede municipal de ensino nos últimos dias.

O objetivo da Secretaria Municipal de Educação ao promover estas ações nas escolas foi fomentar valores intrínsecos à data, como fraternidade, companheirismo e respeito. Desde a semana passada, estudantes de ensino infantil e fundamental de diferentes idades estão mobilizados com dinâmicas temáticas, que incluem teatro, música e diversas, Caça aos Ovos com mensagens didáticas e outras manifestações.

De acordo com Renata Dinatto, diretora da Emei Edna Aparecida de Oliveira, toda a unidade se envolveu com as ações, que também incluíram apresentações e intercâmbio entre salas, com objetivo de despertar o espírito de companheirismo. “Os alunos gostam muito de tudo. Mas o mais importante é que eles ganham muito em conhecimento e entendimento daquilo que tentamos passar, que são os verdadeiros valores dessa época”, ressaltou.

Integração

A exemplo das outras instituições municipais, a unidade fez questão de integrar a família no processo. Mayara Ferreira da Silva, mãe do aluno João Manoel, de 3 anos, vestiu uma fantasia e entrou no clima da atividade.  “Em uma reunião de pais, a escola perguntou se alguém queria contar uma história de Páscoa aos meninos. Eu me candidatei porque sou apaixonada por crianças. Também fico muito feliz de poder participar ativamente da educação de meu filho”, comentou a mãe.

Entre as inúmeras crianças com máscaras de coelhinho encantadas pelas ações, estava o pequeno Miguel Antônio de Oliveira Santos, de 5 anos. Na troca de uma atividade e outra, ainda teve fôlego para resumir um pouco do que viveu nos últimos dias. “A gente aprendeu a fazer uma apresentação muito linda. Depois aprendemos que páscoa significa vida nova. Hoje teve coisa legal também, mas o que mais quero que chegue logo é o lanche”, revelou o garoto.

Prefeitura de Uberlândia