O mês de dezembro é marcado pelas festas de Natal e Ano Novo, mas se torna um motivo de preocupação dentro do hemocentro de Uberlândia: os estoques de sangue do local caem drasticamente e os responsáveis pedem ajuda da população para a situação não se tornar crítica.
Segundo o hemocentro, o movimento de doadores no mês de dezembro costuma cair 20% em comparação a outras épocas do ano, enquanto que no período entre o natal e o ano novo, a queda é ainda maior: 50%.
“Infelizmente, sempre nessa semana entre o Natal e o Revéillon, existe uma queda acentuada no número de doadores. E isso nos causa uma preocupação com relação aos estoques, por que o consumo nessa época continua existindo”, explicou Ludmila Martins, coordenadora de captação do hemocentro.
Martins também explicou que existe uma preocupação especial com tipos sanguíneos considerados raros, como é o caso do O Negativo, considerado o doador universal.
“A nossa maior preocupação é com o O Negativo, por se tratar do doador universal e é o sangue demandado nos casos de urgência e emergência. É preciso ter um bom estoque desse grupo sanguíneo. Mas vale reforçar a importância da doação de todos os outros”, explicou.
A coordenadora também lembra que no caso de consumo de bebida alcoólica, comum nas festas de final de ano, o doador precisa esperar de 12 a 24 horas para fazer a doação, dependendo da quantidade de álcool ingerida, e também fez um apelo à população.
“A gente entende que as pessoas estão envolvidas com a questão das festas do final do ano, mas existe a necessidade (de doação) nesse período. Fica nosso convite, nosso apelo, para que a população possa comparecer e fazer a doação”, disse.
Informações: Marina Caixeta