Uma família de Uberlândia pede ajuda para custear o tratamento de Fábio Júnio Peliezer de Oliveira, de apenas 1 ano de idade. O menino sofre do tipo mais sério de uma doença degenerativa que afeta o sistema nervoso central.
Segundo a mãe do garoto, Fernanda Peliezer Lima, Fábio Júnio possui Atrofia Muscular Espinhal (AME), também conhecida como Síndrome de Werdnig-Hoffman, do Tipo I. Essa é a forma mais grave da doença, que acomete crianças antes dos seis meses de vida. A AME afeta os neurônios motores, e seus portadores não conseguem movimentar seus músculos.
Crianças que possuem o problema possuem expectativa de vida de, no máximo, dois anos, pois a doença também afeta o sistema respiratório. Assim, o portador não consegue respirar por conta própria e é necessário fazer uma traqueostomia.
A criança também precisou realizar uma operação para colocar uma sonda alimentar, pois também não consegue deglutir.
Medicamento pode ajudar no tratamento
No final de 2016, o Food and Drug Administration (FDA, órgão federal que regula os alimentos e medicamentos nos Estados Unidos) aprovou a venda de um novo medicamento, chamado Spiranza, que pode ajudar no tratamento da doença.
Só que ele precisa ser importado, pois a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) ainda não permitiu sua venda no país. Fernanda Peliezer afirma que a primeira dose custa três milhões de reais.
A família lançou uma campanha para arrecadar fundos. No próximo dia oito de julho, serão distribuídas pizzas pré-assadas, além da venda de rifas e um bazar de roupas. Também foi criada uma página no Facebook, chamada AME Fábio Júnio, bem como um perfil no Instagram, com o mesmo nome.
Para aqueles que desejam doar diretamente com dinheiro, confira abaixo os dados bancários para depósito:
BANCO BRADESCO
FERNANDA PELIEZER LIMA
AG 0265
CONTA 013045-1
CPF 067.162.196.33
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
FABIO JUNIO PELIZER DE OLIVEIRA
AG 3026 OP 013
CONTA 36024-6
CPF 158.958.026.56
Informações no local: Lourival Santos