Com a Amazônia em chamas a revolta da população tem se espalhado nas redes sociais pelo mundo todo. A maior floresta tropical do mundo – com uma das maiores variedades de espécies animais está gravemente ameaçada. Apesar da polarização política do debate e de alguma negação persistente diante dos dados, o assunto precisa ser de interesse geral e merece total atenção. E não somente dentro do país. Ao longo das últimas horas, afinal, as notícias alarmantes se espalharam pela imprensa internacional. Também repercutiram no meio do futebol e jogadores famosos aproveitaram sua visibilidade para se manifestar em prol da conscientização.
Com mais de 180 milhões de seguidores no Instagram, Cristiano Ronaldo puxou o carro e nesta manhã já alcançou 9,3 milhões de curtidas na foto da Amazônia. Em suas redes sociais, o craque publicou dados sobre as queimadas e urgiu que “é nossa responsabilidade ajudar a salvar o planeta”, embora a foto utilizada não fosse da Floresta Amazônica. Assim como o português, vários outros jogadores da Juventus se posicionaram. A lista inclui Paulo Dybala, Aaron Ramsey e Adrian Rabiot. O tema pareceu ter mais força na Itália, mas não só lá. Kylian Mbappé foi outra estrela internacional a se manifestar. Postou uma imagem com a mensagem “reze pela Amazônia”.
alguns clubes entraram no assunto, do Corinthians ao Wolverhampton. Uma postagem que merece destaque foi realizada pelo Remo. Após a vitória sobre o Sobradinho pela Copa Verde, os paraenses divulgaram uma imagem da floresta em chamas. “Essa poderia ser uma arte de fim de jogo qualquer, mas nossa alegria pelo resultado contrasta com a tristeza pela situação da Amazônia”, escreveu o clube.
O futebol, como o resto da sociedade, não pode ficar alheio a um assunto essencial. É preciso se informar, analisar os dados e cobrar soluções diante do cenário preocupante. Mais do que “parecer politicamente corretos” ou “melhorar a própria imagem”, os jogadores agregam por expor a pauta e o interesse também a outras partes do planeta.
Kylian Mbappé também se manifestou
O francês fez o que vários atletas famosos e celebridades de todo o mundo estão fazendo: compartilhou uma imagem das queimadas que atingem a Amazônia há dias. “Reze pela Amazônia”, escreveu o francês, ao publicar uma imagem de um pulmão representado a floresta amazônica.
Gisele Bündchen e Leonardo di Caprio
O ator Leonardo DiCaprio e a übermodel Gisele Bündchen utilizaram as redes sociais para se posicionarem em relação às queimadas na Floresta Amazônica. Além deles, outros famosos também lamentaram as notícias sobre o episódio.
Em seu perfil oficial no Instagram, DiCaprio republicou imagens do fogo. A legenda de uma das fotos diz: “Aterrorizante pensar que a Amazônia é a maior floresta tropical do planeta, criando 20% do oxigênio da terra, basicamente os pulmões do mundo, e tem pegado fogo e queimado nos últimos 16 dias consecutivos, literalmente sem cobertura da mídia! Por quê?”. Outros famosos comentaram a publicação do ator, inclusive a socialite Kim Kardashian, que compartilhou o post nos stories do Instagram.
Gisele Bündchen ressaltou a importância da floresta para o equilíbrio climático. “O desmatamento na Amazônia tem que parar!! Pela nossa saúde e pela saúde do nosso Planeta”, escreveu a modelo. Ela ainda usou hashtags relacionadas a campanhas pela preservação da Amazônia.
A cantora Camila Cabello se manifestou dizendo: “É aterrorizante e de cortar o coração! Isso me faz querer chorar de frustração”.
O jogador brasileiro Daniel Alves pediu respeito para com a natureza. “O verde para nós significa esperança e na imagem o reflexo do que as pessoas estão fazendo com ela”. O atual campeão do mundo Kylian Mbappé, da Seleção Francesa, também postou uma foto de apoio a preservação da floresta: “Reze pela Amazônia”.
A cantora Demi Lovato se solidarizou (foto) – “A Amazônia tem queimado há três semanas, e só agora estou descobrindo isso por causa da falta de cobertura da mídia. ESTE É UM DOS ECOSSISTEMAS MAIS IMPORTANTES DA TERRA. ESPALHE CONSCIENTIZAÇÃO #PrayforAmazonia”, escreveu a cantora e, logo seguida, continuou: “Se você não é do Brasil e não sabe o que está acontecendo aqui, aqui vai. A maior floresta tropical do mundo está em chamas, pelo 16º dia. E a mídia não está dando a mínima para isso. #PrayforAmazonia”.
Esta foto (ao lado) postada pela maioria dos famosos não é das recentes queimadas na Amazônia. A imagem –também compartilhada pelo presidente francês, Emmanuel Macron, está à venda no site Alamy. Consta no portal que o registro foi feito pelo fotógrafo Loren McIntyre, que morreu em maio de 2003. McIntyre, que trabalhou para a National Geographic, dedicou a maior parte da carreira a registrar imagens na América do Sul.