A Fundação Cultural da Prefeitura de Ituiutaba, que é responsável por manter o patrimônio cultural e histórico do município, solicitou, junto às autoridades competentes, a interdição total da antiga Ponte Raul Soares, localizada sobre o Rio Tejuco.
O pedido foi feito na última terça-feira, 9. Em nota divulgada à imprensa, a fundação alegou que fez a solicitação por questões de segurança, já que o Rio Tejuco está com curso d’água cheio por conta das chuvas que caem na região nos últimos dias.
Nesta quarta-feira, 10, a Fundação Cultural colocará cavaletes nos dois lados da ponte para dificultar o acesso de pessoas ao local. Nos últimos dias, muito curiosos estão trafegando pela estrutura para observar e tirar fotos da cheia do Rio Tejuco.
Em 2017, a fundação solicitou uma análise criteriosa sobre a estrutura. O engenheiro enviado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA) relatou que a Ponte Raul Soares está em situação estável, mesmo com a falta de um pilar de sustentação. Mas descreveu que as estruturas utilizadas para sustentá-la não são eficazes e possui apenas fins arquitetônicos, e que a construção precisa de manutenções freqüentes.
A Ponte Raul Soares é tombada como patrimônio histórico e cultural de Ituiutaba e está sob responsabilidade da Fundação Cultural
Informações: Pontal em Foco