O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), deve colocar todas as cidades do Estado na onda roxa do programa Minas Consciente, criado para combater o novo coronavírus (covid-19) no território. O anúncio deve ocorrer durante coletiva de imprensa agendada para às 7h30 desta terça-feira (15).
A medida, que vai ser imposta também para as cidades que não aderiram ao Minas Consciente, deve entrar em vigor a partir da próxima quarta-feira. A decisão teria sido tomada durante reunião entre o governador e os prefeitos das microrregionais para discutir o avanço da covid-19 no Estado.
Onda Roxa
A onda roxa do Minas Consciente é a fase mais rígida do programa do Governo de Minas e estabelece uma série de medidas mais duras para evitar a circulação de pessoas em cidades que correm o risco de colapso na saúde pública por causa da covid-19. Com o isolamento social, o vírus para de circular e o executivo consegue barrar o número de infectados.
Entre as medidas que essa fase prevê, está um toque de recolher todos os dias da semana de 20h às 5h. Além disso, os encontros de família e de amigos ficam proibidos.
Confira quais são as medidas de restrição que devem ser adotas:
– Toque de recolher das 20h às 5h
– Suspensão da atividade do comércio não essencial
– Suspensão de cirurgias eletivas
– Apoio das forças de segurança
– Moradores só poderão sair de casa para atividades essenciais
– Uso obrigatório de máscara em qualquer espaço
– Proibição de circulação de pessoas com sintomas de gripe
– Proibição de reuniões de família, festas e shows
– Implantação de barreiras sanitárias de vigilância