O Governo Federal informou, na última segunda-feira, 15, que optou por manter o início do horário de verão para o próximo dia 4 de novembro. A medida entraria em vigor duas semanas depois, em 18 de novembro.
O horário de verão costuma ter início no mês de outubro, mas foi adiado neste ano para 4 de novembro devido ao 2º turno das eleições, que ocorre em 28 de outubro.
No entanto, este é o primeiro final de semana de realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Assim, o Ministério da Educação pediu um novo adiamento do início do horário de verão em todo o país para não prejudicar os candidatos do processo seletivo.
O pedido foi inicialmente acatado, mas o Governo Federal reverteu o adiamento após estudos de viabilidade feitos pelos ministérios de Minas e Energia e Transportes, sem dar maiores detalhes. Assim, o horário de verão volta a ter início em 4 de novembro.
O horário de verão é adotado nos seguintes estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
Informações: Marina Caixeta