Uma idosa, que não teve a identidade revelada, sofreu queda da própria altura em uma residência no Centro de Ituiutaba na noite deste sábado, 28. Ela apresentou uma contusão na mão esquerda e precisou ser socorrida pelo Corpo de Bombeiros (CB).
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a queda da própria altura é um problema de saúde pública por conta do alto custo do tratamento. Um tombo aparentemente trivial acarreta internação e pode levar à intervenção cirúrgica, em razão de fraturas, luxações e traumatismos na cabeça. Por conta do perigo, os bombeiros foram acionados e realizaram os primeiros socorros. Após a vítima ser estabilizada, ela foi encaminhada ao atendimento de emergência no Pronto Socorro Municipal.
O nome da vítima não foi divulgado, por isso não foi possível saber o estado de saúde atual.
Os militares alertam que, apesar do perigo, há métodos preventivos que podem minimizá-lo, como uso de tapetes antiderrapantes, móveis com cantos arredondados e barras de apoio espalhadas pela casa. O CB recomenda que ao deparar-se com pessoas caídas, seja numa residência ou numa via pública, mantenha a calma, não movimente a vítima e acione os Bombeiros Militares pelo telefone 193.